De mountain bike pelo Nevado de Toluca

Seguindo os passos de Alexander Von Humboldt, iniciamos nossa aventura no ponto mais alto do Estado do México, no enigmático Nevado de Toluca ou vulcão Xinantécatl, onde praticando a alta montanha subimos ao seu cume, o pico do Fraile, a 4.558 metros acima do nível do mar. , e percorremos de mountain bike os mais belos caminhos da entidade.

SUBIDA AO NEVADO DE TOLUCA

Para iniciar nossa expedição vamos ao Deer Park, um lindo lugar localizado nas encostas do vulcão, onde preparamos a mountain bike e o equipamento de caminhada; Começamos a pedalar pela poeirenta estrada de terra que leva às lagoas do Sol e da Lua. Esta primeira parte (de 18 km) é um pouco exigente devido à subida contínua, e vai desde os pinhais aos dourados zacatales onde o vento e o frio batem com mais força. Chegamos à corrente e à cabana dos guardas-florestais, onde encomendamos nossas bicicletas e começamos a caminhada seguindo as cristas acentuadas da cratera.

No Nevado você pode fazer diferentes subidas e rotas que vão de 4 horas até o anel viário de 12 horas, subindo seus picos íngremes, incluindo os de El Fraile, Humboldt, Helprin, El Campanario e Pico del Águila (4 518 msnm) Este último foi promovido pelo Barão Humboldt em 29 de setembro de 1803. O vulcão é ideal para se aclimatar à altitude e se acostumar a caminhar sobre pedras, bancos de areia e cumes, treinamento básico para subir os grandes vulcões de nosso país.

El Nevado está localizado no Parque Nacional Nevado de Toluca, que cobre uma área de 51.000 ha e faz parte do eixo neovulcânico; É considerada a quarta maior cimeira do país. O clima é frio, com temperaturas anuais entre 4 e 12ºC, em média; no inverno as temperaturas estão abaixo de zero e é coberto de neve.

Uma das principais atrações de Nevado de Toluca é a paisagem que oferece suas duas lagoas: La del Sol, com 400 m de comprimento por 200 de largura, localizada a 4.209 metros de altitude; e a da Lua, com 200 m de comprimento por 75 m de largura, a 4.216 metros acima do nível do mar. Ambos foram locais de cultos religiosos na época pré-hispânica, quando os habitantes do vale de Toluca realizavam sacrifícios humanos em homenagem ao deus da água Tlaloc e ao senhor do frio e do gelo Ixtlacoliuhqui.

DO NEVADO AO VALE DO BRAVO

Continuando com nossa aventura, nos juntamos ao grupo de mountain bike CEMAC, trecho Toluca.

Começamos nas lagoas mágicas mencionadas; ali retomamos as bicicletas e começamos a pedalar pela estrada de terra que desce até o Parque de los Venados até chegar ao entroncamento com a rodovia 18 km depois. Passando pelo povoado de Raíces, faremos o desvio até a Fazenda Loma Alta, onde descansaremos às margens dos tanques da piscicultura.

Rumo ao norte, continuamos pedalando 4 km de subida intensa até algumas planícies onde devemos estar muito atentos às estradas, já que várias delas partem deste ponto; seguimos um caminho em declive que desce ao longo do fundo de um vale com pedras, raízes e valas; um quilômetro depois chegamos à estância Puerta del Monte, onde nos dirigimos para oeste e pedalamos 3 km até nos conectarmos com a estrada que vai a Temascaltepec até chegarmos a El Mapa, a 3.200 m. (Este local recebe o nome de um grande mapa do Estado do México localizado na lateral da rodovia.) Nesse ponto, o caminho começa a subir gradualmente para o norte através de algumas planícies até entrar em uma densa floresta de coníferas; em alguns trechos, o caminho é tão técnico e íngreme que é necessário empurrar ou carregar a bicicleta. Finalmente, chegamos ao Puerto de las Cruces (3.600 m), o local de fronteira entre o vale de Toluca e a parte ocidental do vale de Temascaltepec; aqui muitos caminhos de freio se encontram. Viramos para oeste e descemos 1,5 km até chegar ao topo de uma colina onde continuamos a pedalar por um caminho pedregoso; mais à frente, o caminho torna-se muito técnico e íngreme e leva-nos a um vale incrível rodeado de montanhas.

Rumo ao oeste, descemos uma estrada larga de terra até os lagos de aquicultura Corral de Piedra. É preciso prestar muita atenção para não descer ao vale; uma boa referência é o entroncamento a 2.900 m de outro desnível que, em direção sudoeste, leva a Almanalco de Becerra. Continuamos em direção ao noroeste, onde cruzamos o riacho Hoyos e depois subimos uma colina até o assentamento Corral de Piedra; passando por esta, pegamos outra estrada de terra e depois de 3 km chegamos ao povoado Capilla Vieja, localizado em um grande vale com uma lagoa, o qual fazemos fronteira. Chegamos a outro cruzamento, o que vai de Los Saucos a Almanalco de Becerra, descendo abruptamente de 2.800 ma 2.400 m em direção ao sul; Pedalamos entre o Cerro Coporito e o Cerro de los Reyes até chegar a Ranchería del Temporal, já perto da meta final, cansados, com as pernas dormentes e doloridas, e com lama até nos ouvidos. Continuaremos para o sul até chegar ao Cerro de la Cruz, onde nos conectamos com a rodovia nº 861 no auge da entrada do Avándaro. Pedalando pela estrada, finalmente chegamos a Valle de Bravo, exaustos da viagem, mas felizes por termos feito um dos mais belos percursos do Estado do México.

Fonte: Desconhecido México No. 312 / fevereiro de 2003

Fotógrafo especializado em esportes de aventura. Ele trabalhou para MD por mais de 10 anos!

Vídeo: Ruta volcán Nevado de Toluca #mtb (Pode 2024).