As Cataratas Desconhecidas de Piaxtla (Durango)

A grande cachoeira acabou tendo 120 metros, uma beleza extraordinária e a visão do interior do riacho realmente impressionante.

Parecia que estávamos em um degrau no meio da verticalidade da ravina e, mais abaixo, vimos a queda cair em uma enorme piscina.

Entre os pilotos da Sierra Madre corria o boato da existência de uma grande cachoeira em Durango. Meu amigo Walther Bishop logo localizou um deles, Javier Betancourt, que não apenas nos forneceu a localização, mas se ofereceu para nos deixar voar sobre ela. Tivemos a oportunidade no mês de julho de 2000. Em menos de uma hora estávamos na Quebrada de Piaxtla. A vista do cânion era espetacular. De um grande planalto coberto por floresta emergiu uma fenda vertical profunda. O rio mergulhou na garganta de pedra. A dimensão vertical era impressionante. Em um ponto Javier apontou para um ponto abaixo para nós no rio e vimos duas grandes cachoeiras com algumas centenas de metros de distância. Nós circulamos as cachoeiras várias vezes e voltamos.

No dia seguinte partimos por terra em direção ao barranco. Queríamos localizar as cachoeiras. Em Miravalles, onde começa o riacho, estabelecemos nossa base. É uma cidade quase fantasma próxima ao rio Piaxtla que foi extinta junto com a serraria. A área é cercada por uma densa floresta de coníferas que configura lugares maravilhosos por onde corre o rio.

Don Esteban Quintero foi o único guia que recebemos, pois ninguém quer entrar na ravina devido à sua intransitabilidade. No dia seguinte, pegamos o gap em direção a Potrero de Vacas. Caminhamos por valas, pontes, pedras e árvores caídas por duas horas e paramos em um rancho abandonado na beira da ravina. Potrero de Vacas está localizado no meio da ravina e só pode ser alcançado a pé. O desfiladeiro impressiona, provavelmente nesta parte terá mais de mil metros de profundidade, praticamente vertical. Olhamos alguns mirantes e descemos um pouco, até avistarmos o rio em cânion.

"Lá estão as cachoeiras", disse Don Esteban, apontando para um ponto próximo ao fundo. Porém, as cachoeiras não eram visíveis, então foi necessário continuar. Walther e Don Esteban continuaram, fiquei nos mirantes para tirar uma série de fotos da paisagem. Às três horas e meia eles voltaram. Embora eles não pudessem alcançar as cachoeiras, eles conseguiram vê-los à distância. A que eles observaram melhor foi a cachoeira acima, Walther o seguiu calculando uma queda de 100 m. O segundo, o maior, eles só viram a parte superior. Voltávamos com pessoas e equipamentos para baixá-los e medi-los.

UM ANO DEPOIS

Em 18 de março de 2001, retornamos. Don Esteban seria nosso guia novamente, ele conseguiu alguns burros para carregar todo o equipamento. Eles também participariam da expedição; Manuel Casanova e Javier Vargas, do Grupo de Montanhismo da UNAM; Denisse Carpinteiro, Walther Bispo Jr., José Luis González, Miguel Ángel Flores, José Carrillo, Dan Koeppel, Steve Casimiro (ambos da National Geographic) e, claro, Walther e eu.

A estrada estava tão ruim que de Miravalles percorremos três horas até a fazenda abandonada, na orla da Quebrada de Piaxtla. Preparamos o equipamento e a comida e carregamos os burros. Às 16h30 iniciamos a descida, sempre com uma vista maravilhosa do desfiladeiro. Às 6 da tarde. chegamos ao fundo, na própria margem do rio Piaxtla, onde montamos nosso acampamento no meio de um areal. O local era excelente para acampar. Cerca de 500 m a jusante foi a primeira cachoeira. Neste trecho da viagem, o rio se acorrentou, formando duas pequenas cachoeiras, a maior com cerca de dez metros, além de outros poços e potes bem esculpidos na pedra do rio.

Em 19 de março, levantamos cedo e preparamos os telegramas para o ataque. Como os burros não conseguiam percorrer o percurso até as cachoeiras, todos carregamos os cabos e caminhamos por um caminho, abrindo o percurso com um facão. Por aqui era possível caminhar até o topo do primeiro salto, então o rio ficava totalmente pontiagudo e só o rapel podia continuar. Quando cheguei, Javier já havia localizado um ponto para descer e explorar um pouco do panorama abaixo da cachoeira. Dali avistamos o pequeno poço e sua queda não seria mais do que 60 m, muito menos do que havíamos calculado. Como o cabo veio direto para uma enorme piscina, procuramos outro ponto de descida. Localizamos um mais simples, onde não tocamos na água. A descida foi cerca de 70 m de queda. De baixo, a pequena cachoeira parecia maravilhosa, assim como sua grande piscina. Caminhamos 150 m após o salto até chegarmos à grande cachoeira. Nesta viagem, avançava-se saltando entre enormes blocos rochosos, poços e vegetação, tudo rodeado pelas paredes da ravina que parecia subir ao infinito.

Quando chegamos à grande cachoeira, fomos apresentados a um cenário único. Embora o salto não tenha sido tão grande quanto pensávamos, pois acabou sendo apenas 120 m, parecia que estávamos em um degrau no meio da verticalidade da ravina, e lá embaixo vimos o salto cair para uma grande piscina e de lá continuou o rio segue seu curso por outras cachoeiras, cachoeiras e piscinas naturais. À nossa frente tínhamos as paredes de pedra da ravina e uma série de fendas dava a impressão de seguir uma sequência de desfiladeiros.

Estávamos em uma caixa de homenagem, além disso, fomos os primeiros seres humanos a pisar neste site. Todos nos abraçamos e parabenizamos, lembramos de tantas pessoas que nos apoiaram neste sonho, que talvez para muitos parecesse uma loucura, mas mesmo assim nos deram sua confiança. Colocamos dois cabos de 50 m onde descemos e fizemos uma sequência fotográfica desta cachoeira. Ficamos em êxtase por um longo tempo, apreciando a paisagem. Não descemos até o fundo, mas o suficiente para medir a cachoeira. Havíamos garantido duas novas cachoeiras desconhecidas para nossa coleção de maravilhas exploradas.

No dia seguinte, depois de recolher as cordas das duas cachoeiras, montamos acampamento e iniciamos a lenta subida até Potrero de Vacas. Foram duas horas de subida, sempre com belas vistas do barranco atrás de nós.

Fonte: Desconhecido México # 302 / abril de 2002

Vídeo: CAMINO REAL DE PIAXTLA (Pode 2024).