A ravina Sinforosa, rainha das ravinas (Chihuahua)

Quando ouvimos sobre ravinas ou cânions na Sierra Tarahumara, o famoso Copper Canyon imediatamente vem à mente; Porém, nesta região existem outras ravinas e o Copper Canyon não é o mais profundo, nem espetacular. Essas honras são compartilhadas com outros canyons.

Do meu ponto de vista, um dos mais impressionantes de toda esta cordilheira é o pouco conhecido desfiladeiro de Sinforosa, perto da localidade de Guachochi. A senhora Bernarda Holguín, conhecida prestadora de serviços turísticos na zona, com razão o chamou “ a rainha dos canyons ”. A primeira vez que o observei, desde o seu miradouro em Cumbres de Sinforosa, fiquei mais do que surpreendido com a fantástica vista e a profundidade da sua paisagem, nada semelhante em tudo o que tinha visto nas montanhas até então. Parte do que é espetacular em sua paisagem é que é muito estreita em relação à profundidade, por isso se destaca mundialmente. A profundidade máxima de Sinforosa é de 1.830 m em seu mirante denominado Cumbres de Huérachi, e em seu fundo corre o rio Verde, o afluente mais importante do rio Fuerte.

Mais tarde tive a oportunidade de entrar na Sinforosa pelos seus diferentes desfiladeiros laterais. Uma das formas mais bonitas de se entrar neste cânion é através dos Cumbres de Sinforosa, de onde começa um caminho que desce formando muitas curvas entre um cenário de imponentes paredes verticais. Em pouco mais de 6 km, que são percorridos em cerca de 4 horas, você desce do pinhal e do carvalho de uma paisagem semi-árida e semitropical no fundo da ravina. A trilha desce entre desfiladeiros bastante profundos e passa ao lado do desconhecido conjunto de cachoeiras da Rosalinda, sendo a maior delas com 80 me uma das mais belas da região.

O que mais me surpreendeu na primeira vez que percorri esse caminho foi encontrar, sob um abrigo rochoso, a casinha de adobe e pedra de uma família Tarahumara que, além de morar em um lugar tão remoto, tinha uma bela vista do desfiladeiro . O extremo isolamento em que muitos Tarahumara ainda vivem é impressionante.

Em outra ocasião desci por Baqueachi, perto de Cumbres de Huérachi; por aqui é possível descobrir um desfiladeiro lateral coberto de muita vegetação onde os pinheiros se misturam com as pitayas e as figueiras selvagens, juncos e silvas. É uma selva curiosa que devido à sua inacessibilidade preserva alguns pinheiros e táscates com mais de 40 m de altura, algo já raro nas montanhas. Em meio a toda essa vegetação corre um belíssimo riacho que possui lindas piscinas, corredeiras e pequenas cachoeiras, cuja atração é, sem dúvida, a Piedra Agujerada, já que o canal do riacho passa por um buraco em uma grande rocha e retorna logo abaixo em forma de uma bela cachoeira com cerca de 5 m de queda, dentro de uma pequena cavidade que é cercada por vegetação.

Outro roteiro interessante é começar no Cumbres de Huérachi, pois apresenta algumas das vistas mais espetaculares de Sinforosa. É também o caminho que apresenta o maior desnível de toda a cordilheira em uma curta distância: em 9 km você desce 1.830 m, a parte mais profunda desta ravina. Ao longo deste percurso caminha-se 6 ou 7 horas até chegar à comunidade de Huérachi, às margens do Rio Verde, onde existem pomares de manga, mamão e banana.

Existem diferentes caminhos onde se pode descer até o rio, tanto pelo lado Guarochi quanto pelo lado “La otra serra” (como os Guachochi a chamam na margem oposta da ravina); eles são todos lindos e espetaculares.

NO FUNDO DA BARRANCA

Sem dúvida, o mais impressionante é percorrer o desfiladeiro do fundo, acompanhando o curso do Rio Verde. Pouquíssimos já fizeram esta viagem e, sem dúvida, é um dos percursos mais bonitos.

Desde o século XVIII, com a entrada de missionários nesta região, esta ravina ficou conhecida pelo nome de Sinforosa. O registro escrito mais antigo que encontrei sobre um passeio por este cânion está no livro El México Desconocido do viajante norueguês Carl Lumholtz, que o explorou há 100 anos, possivelmente descendo de Cumbres de Sinforosa para sair em Santa Ana ou San Miguel. Lumholtz o menciona como San Carlos, e levou três semanas para viajar por esta seção.

Depois de Lumholtz, só encontrei o registro de algumas quedas mais recentes. Em 1985, Carlos Rangel desceu da “outra serra” começando em Baborigame e saindo por Cumbres de Huérachi; Carlos, na verdade, apenas cruzou a ravina. Em 1986, o americano Richar Fisher e duas outras pessoas tentaram cruzar a parte íngreme de Sinforosa de balsa, mas não conseguiram; Infelizmente, em sua história, Fisher não indica por onde começou sua jornada ou onde começou.

Posteriormente, em 1995, os integrantes do Grupo de Espeleologia da cidade de Cuauhtémoc, Chihuahua, caminharam três dias no fundo do barranco, descendo por Cumbres de Sinforosa e saindo por San Rafael. Além dessas, fiquei sabendo de pelo menos duas outras travessias que grupos estrangeiros fizeram no rio, mas não há registro de suas viagens.

Durante a semana de 5 a 11 de maio de 1996, Carlos Rangel e eu, acompanhados por dois dos melhores guias da região, Luis Holguín e Rayo Bustillos, percorremos 70 km pelo ponto mais íngreme de Sinforosa, descendo pelos Cumbres de Barbechitos e saída pelos Cumbres de Huérachi.

No primeiro dia chegamos ao Rio Verde descendo a sinuosa trilha dos Barbechitos, que é bastante pesada. Encontramos um grande terraço que ocasionalmente é habitado pelos Tarahumara. Tomamos banho no rio e observamos algumas barragens simples, chamadas tapestes, que os Tarahumara constroem para pescar, porque ali abundam bagres, mojarra e matalote. Também vimos outro tipo de estrutura de junco que eles também usam para pesca. O que me surpreendeu é que Lumholtz descreve essa mesma forma de pesca dos Tarahumara; Então eu senti que estávamos entrando em um mundo que não mudou muito nos últimos cem anos.

Nos dias seguintes caminhamos entre as paredes do cânion, acompanhando o curso do rio, entre um universo de pedras de todos os tamanhos. Atravessamos o rio com água até o peito e tivemos que pular entre as rochas várias vezes. A caminhada foi bastante pesada aliada ao forte calor que já se faz sentir nessa época (o máximo recorde foi de 43ºC à sombra). No entanto, desfrutamos de um dos percursos mais impressionantes de toda a serra e talvez do México, rodeado por gigantescos paredões de pedra que em média ultrapassam um quilómetro de altura, assim como lindas piscinas e recantos que o rio e a ravina nos oferecem.

OS LUGARES MAIS BONITOS

Um deles foi o local onde o rio Guachochi se junta ao rio Verde. Perto estão as ruínas da antiga estância Sinforosa, que deu o nome a esta ravina, e uma rústica ponte pênsil para que as pessoas possam passar para a outra margem quando o rio nasce.

Mais tarde, em um lugar chamado Epachuchi, encontramos uma família de Tarahumara que tinha vindo da "outra serra" para coletar pitayas. Um disse-nos que íamos dois dias a Huérachi; No entanto, como eu vi que os chabochis (como os Tarahumara nos dizem para aqueles de nós que não o são) passam três vezes mais tempo do que viajam em qualquer parte das montanhas, calculei que faríamos pelo menos seis dias até Huérachi, e assim foi . Esses Tarahumara já estavam no fundo do desfiladeiro há várias semanas e só carregavam um saco de pinol, tudo o mais que precisam é obtido da natureza: comida, quarto, água, etc. Estranhei as nossas mochilas que pesavam cerca de 22 quilos cada uma.

Os Tarahumara acreditam que a natureza lhes dá pouco porque Deus tem pouco, já que o Diabo roubou o resto. No entanto, Deus compartilha com eles; Por isso, quando o Tarahumara nos convidou de sua pinole, antes de tomar o primeiro gole, ele compartilhou com Deus, jogando uma pequena pinole em cada um dos pontos cardeais, porque Tata Dios também está com fome e devemos compartilhar o que ele nos dá .

Num local que batizamos com o nome de Grande Canto, o Rio Verde gira noventa graus e forma um amplo terraço. Lá, dois riachos laterais fluem por ravinas impressionantes; houve também uma bela primavera em que nos refrescamos. Perto deste local, vimos uma caverna onde vivem alguns Tarahumara; Tinha o seu grande metate, e do lado de fora havia um “coscomato” - um celeiro primitivo que eles fazem com pedra e barro - e os restos do local onde fazem o tatemado mezcal, que preparam cozinhando o coração de certas espécies de agave e que é muito alimento rico. Em frente ao Grande Canto passamos por uma área de enormes blocos rochosos e encontramos um caminho entre os buracos, eram pequenos trechos subterrâneos que facilitavam a caminhada, pois em alguns casos eram quase 100 m e a própria água do rio corria entre eles.

No caminho, havia uma família Tarahumara que plantou pimenta na margem do rio e pescou. Eles pescam envenenando os peixes com um agave que eles chamam de amole, a raiz de uma planta que libera uma substância na água que envenena os peixes e assim facilmente os pega. Em algumas cordas tinham vários peixes pendurados já abertos e sem vísceras para secá-los.

A junção do córrego San Rafael com o rio Verde é muito bonita; Há um grande palmeiral ali, o maior que já vi em Chihuahua, e o riacho forma uma cachoeira de 3 m pouco antes de desaguar no Rio Verde. Também há abundantes amieiros, choupos, tecelões, guamúchiles e juncos; todos cercados em ambos os lados por quilômetros de paredes verticais do cânion.

Um lugar onde o rio formava um grande meandro que faz uma curva de 180º, chamamos-lhe La Herradura. Aqui se encontram duas ravinas laterais espetaculares por causa de suas paredes fechadas e verticais, e com as luzes do pôr-do-sol se projetam visões que achei fantásticas. Em La Herradura acampamos ao lado de uma bela piscina e ao cair da noite tive que ver como os morcegos voavam pela água pegando mosquitos e outros insetos. A cena em que nos imergimos surpreendeu-me, estávamos rodeados por um mundo de paredes verticais entre imensas rochas produto de colapsos milenares.

A única corrente importante que desce neste trecho da "outra serra" é o rio Loera, que desce de Nabogame, comunidade próxima a Guadalupe e Calvo. A união desta com a Verde é espetacular, pois duas enormes ravinas se juntam e formam grandes piscinas pelas quais é necessário nadar. O local é lindo e foi um prelúdio antes de chegar à comunidade Huérachi. Passando o Loera, acampamos ao pé da imponente rocha de Tarahuito, uma ponta de pedra que se eleva algumas centenas de metros no meio da ravina. Lá está, esperando pelos escaladores.

Finalmente chegamos a Huérachi, a única comunidade que existia na parte íngreme da ravina Sinforosa, já que atualmente está praticamente abandonada e ali vivem apenas quatro pessoas, três delas são trabalhadores da Comissão Federal de Eletricidade, que diariamente fazem medidores no rio e atendem a estação meteorológica. As pessoas que moravam neste local decidiram migrar para os Cumbres de Huérachi, quase dois quilômetros subindo a ravina, devido ao clima muito quente e ao isolamento. Agora, suas casinhas são cercadas por belos pomares onde abundam mamões, bananas, laranjas, limões, mangas e abacates.

Saímos da ravina pelo caminho que vai até Cumbres de Huérachi, que é a maior encosta de toda a serra, se subirmos a parte mais funda da ravina, Sinforosa, que tem um desnível de quase 2 km, a subida É pesado, fizemos em quase 7 horas incluindo intervalos; no entanto, as paisagens vistas compensam qualquer fadiga.

Quando reli o livro El México Desconocido de Lumholtz, especificamente a parte em que ele descreve a jornada de Sinforosa há 100 anos, me dei conta de que tudo continua igual, o barranco não mudou em todos esses anos: ainda há os Tarahumara com os mesmos costumes e vivendo da mesma forma, em um mundo esquecido. Quase tudo que Lumholtz descreve eu vi. Ele poderia voltar a passear pela ravina hoje em dia e não perceberia quanto tempo se passou.