O Periquito Serrana em Chihuahua

Desta vez não admiramos os sítios arqueológicos nem os famosos desfiladeiros do estado de Chihuahua, mas saímos em busca de uma das espécies de papagaios mais raras e marcantes de nosso país.

Madera está no sopé da região montanhosa com a maior riqueza de madeira e vestígios arqueológicos de Chihuahua. Esta região foi habitada durante 1.500 anos por habilidosos construtores de "casas de penhasco", que originalmente eram caçadores e coletores nômades, que aos poucos mudaram seu estilo de vida (cerca de 1.000 aC). Esses grupos foram os primeiros a capturar e criar os papagaios-da-montanha (talvez por sua plumagem colorida), de acordo com os vestígios arqueológicos encontrados em Paquimé.

A vida selvagem é abundante nesta região e só aqui é possível encontrar, entre abril e outubro, o Periquito da Montanha Ocidental (Rhynchopsitta pachyrhyncha), uma ave em perigo de extinção. Alguns quilómetros a noroeste do município de Madera, a zona de nidificação é composta por pinheiros, carvalhos, alamillos e medronheiros; É um ambiente com clima temperado durante grande parte do ano e com chuvas nos meses de verão, o que favorece a existência de vegetação bem preservada, uma vez que os ejidatários do Largo Maderal destinaram à sua conservação 700 hectares onde se encontra protegida a sua área de nidificação.

Velhas estradas de corte

Nos últimos dias de verão, a estrada de terra que percorríamos aos poucos se transformou em riachos que em alguns pontos corriam a cada pista impressa por carros, mas são trechos de centenas de metros em que toda a estrada virou riacho. A área estava ficando cada vez mais úmida. A estrada continuava subindo, com curvas estreitas que subiam por terrenos íngremes. Uma cordilheira seguiu outra, passamos por várias fazendas de gado semi-abandonadas, quase chegamos ao topo da maior elevação do lado oeste da cordilheira, e ao longe apreciamos as terras azuis que abrigam enormes “cidades de penhasco” como El Embudo . Lá avançamos por estradas que no início do século passado um trem viajava para retirar madeira.

Nidificação do periquito da montanha

Poucos quilômetros depois de passar a última fazenda invadida por um extenso campo de mirasols, chegamos a uma encosta íngreme perto do topo. Saímos da estrada para seguir o curso de um riacho e, a apenas 300 metros de distância, ouvimos o barulho de uma dezena de papagaios. Ao detectar nossa presença, os adultos começaram a voar em semicírculos sobre as árvores onde estavam seus ninhos. Havia um pedaço de árvores brancas e lisas, de até 40 metros de altura, competindo pela luz, eram postes. A água corria por entre musgos e samambaias, quando vimos a planta mais rara da região, a venenosa cevada, planta herbácea que só cresce em brejos e altas nascentes.

Assim, finalmente vimos vários pares de papagaios empoleirados em três árvores com galhos secos, aparentemente eram filhotes que haviam saído do ninho e se preparavam para praticar o vôo. Estávamos a 2.700 metros acima do nível do mar e continuamos no veículo quase meio quilômetro mais acima, até chegarmos a outro pedaço de fios maiores. Neste ponto, encontramos dezenas de pássaros gritando, vários papagaios adultos guardam as galinhas; alguns saltaram de galho em galho, e outros permaneceram sujeitos à entrada do ninho ou picadas de galhos e troncos. Tinham a sua plumagem distinta e os raios solares que se infiltravam, permitiam-nos apreciar o vermelho intenso da crista e do ombro, bem como o verde intenso do corpo. Para os papagaios, setembro significa quase o fim da temporada de nidificação, eles logo terão que migrar para o sul, para as florestas de coníferas do quente Michoacán.

Aos poucos vamos nos afastando da área de nidificação, onde biólogos e conservacionistas têm feito estudos sobre a situação da população, que nesta área tem entre 50 e 60 ninhos. Aqui é seguro, porque não se extrai mais madeira, não se faz atividade produtiva e é pouco visitada. Desta forma, temos a certeza de que continuaremos a ouvir o eco dos gritos e gritos dessas belas aves por muitos anos.

Recomendação

Esta área é ideal para observadores de pássaros que vêm em busca do quetzal azul ou do elegante trogon.

Como conseguir

Madera fica a 276 km a oeste da capital Chihuahua, a uma altitude de 2.110 metros acima do nível do mar e cercada por um manto arborizado.

Vídeo: Mi Periquito (Pode 2024).