Pedalando pela Sierra La Laguna (Baja California Sur)

Partimos para cruzar a península da Baja California em seu ponto mais alto, de mar a mar: do Mar de Cortez ao Oceano Pacífico.

A península da Baja California nunca para de nos surpreender com seus majestosos santuários naturais, ainda preservados virgens, onde a vida continua seu fascinante curso milenar.

É o caso da Sierra La Laguna, uma ilha biológica mágica localizada na orla do Trópico de Câncer (Unknown Mexico, no. 217, março de 1995).

Em nossa segunda expedição à Sierra La Laguna, o objetivo era atravessá-la de mountain bike, cruzando a estreita península em seu ponto mais alto, de mar a mar: do Golfo da Califórnia ao Oceano Pacífico.

Saímos da tranquila e pitoresca cidade de La Paz pela antiga rodovia nº. 1 para San José del Cabo. Passamos pela cidade mineira de El Triunfo, que floresceu durante o século XVIII graças aos seus veios de prata; hoje é quase uma cidade fantasma, onde vivem poucas famílias. Muitos dos edifícios, como as instalações mineiras, estão em ruínas e abandonados, embora valha a pena visitar a antiga fundadora com as suas enormes chaminés.

Continuamos ao longo da estrada sinuosa enquanto apreciamos as belas vistas panorâmicas do Mar de Cortez e da região de Los Planes, uma das mais férteis da Baja California Sur, onde se cultivam hortaliças e árvores frutíferas.

Descendo a serra sete quilômetros depois de El Triunfo, chegamos a San Antonio, o verdadeiro ponto de partida; Chegamos ao entroncamento da estrada de terra que vai até as fazendas de San Antonio de la Sierra, onde preparamos nosso equipamento: montamos a bicicleta, enchemos nossas ânforas com água, ajustamos nossas malas e começamos a pedalar pela estrada poeirenta, entre cactos e algaroba.

As encostas aumentaram à medida que entramos na área montanhosa. Nos primeiros quilômetros até a fazenda de La Concepción, Renato não estava apoiando com seu veículo com tração nas quatro rodas; em seguida, trocamos o caminhão por três cavalos para carregar o equipamento de acampamento e comida. Agora veio a parte mais pesada do primeiro dia: uma subida de cinco quilômetros. Seguindo 177 ° para o sul, enfrentamos a encosta infinita. Sentíamos que nossas pernas estavam explodindo, o chão arenoso não ajudava em nada. À noite tiramos os faróis e continuamos a pedalar até chegar ao desvio que leva ao rancho de la Victoria, ao longo da orla da serra até chegarmos ao topo, onde encontramos os restos de uma cabana muito grande. Como nos disse o arrieiro, pertencia a um empresário de Los Cabos, que morreu sem poder terminar e aproveitá-lo. Aqui montamos nosso acampamento e encerramos os primeiros 40 km de um dia exaustivo.

O nascer do sol da cabana foi incrível: a vista panorâmica aos nossos pés era única. Tínhamos as montanhas verdes e ao fundo a luz do sol se refletia como ouro no Mar de Cortez. Depois de um bom café da manhã energético, começamos nosso segundo dia nas montanhas. Começamos a pedalar muito bem, mas as estradas foram ficando cada vez mais estreitas, quase desaparecendo no matagal de unhas de gato, que realmente nos arranharam como gatos; os espinhos grossos foram enterrados e arranharam nossas pernas e braços até que fomos deixados como o Santo Cristo. Foi quando decidimos trocar os shorts por longos. Mas isso tornou a pedalada difícil para nós e em muitas seções foi impossível carregar a bicicleta por horas. Renato vinha a pé e consultava as cartas topográficas e o GPS (sistema de posição de satélite), para decifrar quais eram as melhores trilhas. Assim avançamos 137 ° sudeste, até descermos ao cânion Santo Dionisio, onde montamos o nosso segundo acampamento às margens de um riacho. Durante aquele dia avançamos muito pouco devido à dificuldade do terreno; Mal cobrimos quatro quilômetros e meio.

Na madrugada seguinte decidimos amarrar as bicicletas aos animais, já que o caminho para uma era impossível de pedalar.

Entramos no coração da Reserva da Biosfera Sierra La Laguna. Este santuário natural está localizado na região de Los Cabos, entre 22 ° 50´ e 24 ° 00´ de latitude norte e 109 ° 45´ e 110 ° de longitude oeste. A Sierra La Laguna constitui um ecossistema no mundo, que cobre uma área de 112.437 hectares. É uma cordilheira de origem granítica, que se estende de norte a sul, com cotas que variam de 800 a 2.200 metros. Seu pico marca o ponto mais alto da cordilheira, com 70 quilômetros de extensão e 20 quilômetros de largura.

O território é muito acidentado e acidentado; a encosta do Golfo é caracterizada por ter uma encosta suave através da qual correm numerosos desfiladeiros, como San Dionisio, La Zorra, San Jorge, Agua Caliente e Boca de la Sierra. Por outro lado, a encosta do Pacífico é muito mais acidentada e íngreme, com apenas dois canyons: o Pilitas e o Burrera.

Caminhamos sete quilômetros e meio seguindo os 241 ° sudoeste, no meio de densas florestas de pinheiros e carvalhos, das quais grandes fenos pendiam enquanto musgos cobriam os troncos caídos. Em meio a essa explosão de frescor e verdura, surgiram enormes palmeiras, mais conhecidas como sotelos, endêmicas da região.

À tarde chegamos finalmente a La laguna, que não é assim: é um enorme vale lamacento coberto de zacatales, por onde correm numerosos riachos; atinge seu nível máximo de água durante a estação das tempestades, entre julho e outubro.

Acampamos ao lado do riacho maior que desce por um desfiladeiro depois de polir enormes pedras brancas e acinzentadas, e forma piscinas de tamanhos diversos onde não resistimos à vontade de nadar e nos refrescar, além de tirar toda a sujeira dos dias anteriores. A água estava tão fria que mordia, mas valeu a pena. Voltamos ao acampamento prontos para jantar um delicioso macarrão feito pelo nosso bom amigo Renato; Por ser italiano, é quem ganha a melhor gastronomia nas nossas expedições.

Com o nascer do sol do dia seguinte, despedimo-nos do nosso arrieiro; Ele voltou para casa, no Rancho de la Concepción, enquanto nos preparávamos para o quarto e último dia da viagem, sem dúvida o mais emocionante. Ajustamos os freios e as marchas de nossas bicicletas, estocamos água, seguramos nossos capacetes e começamos a pedalar pelo grande vale de La Laguna, que ocupa 250 ha a 1.180 metros de altura acima do nível do mar e abriga milhares de rãs. pássaros endêmicos e numerosos que habitam toda a serra: o falcão-peregrino. Falco peregrinus, o Parabuteo unicinctus preto e o Buteo jamaicensis de cauda vermelha, queleles, falcões, corujas e corujas. Entre as nectarinas estava o beija-flor Hylocharis xantusii xantus, conhecido apenas nesta serra, espécie que vive o ano todo em florestas de pinheiros e carvalhos; Alimenta-se do néctar produzido pelas flores de outra espécie exclusiva desta, o medronheiro Arbustus peninsularis. Uma variedade interessante é o Melanerpes formicivorus pitorreal, cuja iguaria são as bolotas dos carvalhos. No total, são 74 espécies das 289 típicas da região de Los Cabos e 24 delas são endêmicas.

Deixando para trás o grande vale a 028 ° Nordeste, começamos a penetrar na densa floresta, pedalando por caminhos estreitos cheios de pedras e raízes. À medida que avançávamos, eles ficavam mais íngremes. Seguindo as orlas da serra, passamos muito perto dos voadores. De longe você podia ver as águas azuis e prateadas do Pacífico, nosso objetivo final, mesmo depois de muitas horas pedalando.

A vegetação fechada e as enormes valas abertas e deslizamentos de terra devido ao escoamento abundante de água produzido pelas fortes tempestades obrigaram-nos a andar com um pé à frente e outro atrás. Porém, continuamos a maior parte do tempo montados nas bicicletas - ou no solo, devido às constantes quedas. Com nossas reservas esgotadas, após quatro quilômetros chegamos a uma fonte onde reabastecemos para a próxima etapa.

Subimos um morro bem perpendicular com o nosso bicicletário nas costas e depois, pedalando cinco quilômetros por um caminho de pedras e terra solta, chegamos a uma larga estrada de terra, o que foi uma bênção para as bicicletas. Subindo e descendo as encostas das montanhas, observamos que a vegetação havia mudado radicalmente: agora tínhamos arbustos grandes, algaroba, palo blanco, jojoba, torotes e cactáceas unidos por vinhas verdes com flores roxas e amarelas.

Ao entardecer e exaustos após 17 quilômetros de pedalada, seguindo 256 ° para sudoeste, chegamos à estrada nº. 19 que vai de La Paz à cidade de Todos Santos, às margens do Oceano Pacífico. Para não perder o hábito, comemoramos com um delicioso jantar italiano, felizes por termos finalizado nossa expedição. Foi a primeira vez que a Sierra La Laguna foi cruzada em uma mountain bike.

SE VOCÊ IR PARA SIERRA LA LAGUNA

Se você estiver interessado em andar de mountain bike pela Baja California e explorar as infinitas estradas de terra e calçadas que percorrem toda a extensão da península, há duas opções: traga sua bicicleta, equipamento de acampamento, mapas, peças de reposição, etc., ou aluga-se.

O aluguel de boas bicicletas de montanha em La Paz e Los Cabos é escasso; O melhor lugar para buscá-lo ou alugar uma viagem de um dia ou uma semana com todo o equipamento de camping, dormindo nas fazendas da Serra La Laguna, e um caminhão de apoio com alimentos, bebidas, peças de reposição e um guia profissional, é a empresa Katun Tours, na cidade de La Paz.

Fonte: Desconhecido México No. 254 / abril de 1998

Fotógrafo especializado em esportes de aventura. Ele trabalhou para MD por mais de 10 anos!

Vídeo: Camp Cecil de la Sierra (Pode 2024).