As lagoas de San Bernardino e o vulcão Otzelotzi (Puebla)

As lagoas de San Bernardino, a oeste da serra de Zongolica, fazem parte de uma paisagem excepcional de grande interesse geológico, pois inclui a presença de um vulcão, numa zona montanhosa formada quase inteiramente por dobras.

O mapa INEGI (El4B66 escala 1: 50.000) mostra claramente as linhas de contorno dos chamados Vulcão Otzelotzi, cujo cone se distingue do relevo das colinas e ravinas circundantes.

Rubén Morante havia visitado o local anos antes e tinha a hipótese de que as lagoas poderiam estar circundando as caldeiras do cone principal, o que daria ao aparato vulcânico um interesse ainda maior. No entanto, a exploração do local levou-nos a concluir que as lagoas foram formadas pela obstrução dos vales, em consequência dos sucessivos fluxos de lava do vulcão Otzelotzi.

O Otzelotzi é um dos vulcões mais meridionais do Eixo Neovulcânico na área de Puebla e coincide em paralelo com a linha que vai do Cofre del Perote ao Citlaltépetl e ao Atlitzin, embora estes últimos estejam a 45 km. Infelizmente não há nada publicado em relação aos Otzelotzi, embora o geólogo Agustín Ruiz Violante, que estudou as rochas sedimentares da região, afirme que a sua formação é quaternária, pelo que a sua existência só pode remontar a várias dezenas. Milhares De Anos.

A altitude das lagoas, com média de 2.500 m de altitude, é semelhante à das lagoas de Zempoala, em Morelos. No México, apenas as lagoas de El Sol e La Luna, em Nevado de Toluca, os superam significativamente, pois têm cerca de 4.000 m de altura. Uma vantagem das lagoas de San Bernardino sobre todas as outras, principalmente a Lagoa Grande, é a abundância de robalo, truta e peixes brancos que elas produzem.

A VISTA

A paisagem que precede as lagoas de San Bernardino vale a pena um passeio por conta própria. Do cruzamento localizado a poucos quilômetros de Azumbilla, na rodovia Tehuacán-Orizaba, começa o caminho que atravessa uma área arborizada com ravinas de até 500 m de profundidade. algumas colinas representam folhagem densa, enquanto outras mostram erosão por abate indiscriminado de árvores. Felizmente, o vulcão Otzelotzi é protegido por residentes de San Bernardino, que permitem que apenas uma extração mínima de madeira forme carvão.

Chegamos bem cedo pela manhã, quando as nuvens ainda repousavam nas dobras adormecidas das montanhas. Rubén afirma que existem lendas sobre sereias e aparições, por isso uma de nossas tarefas é interrogar os habitantes mais antigos da cidade. Outra questão refere-se à origem do morro: otzyotl, em Nahuatl, significa gravidez, yotztiestar grávida ou engravidar. É bem provável que o morro tivesse um significado importante em relação à fertilidade e que as mulheres viessem ao local com o propósito de tentar engravidar. Da estrada que margeia o Otzelotzi na vertente sul, só é possível contemplar a lagoa da Chica, uma vez que o Grande e o Lagunilla se encontram a maior altitude nas zonas norte e leste, respetivamente. A lagoa Chica eleva-se a 2.440 m acima do nível do mar, a lagoa Grande a 2.500 e a Lagunilla a 2.600. Além de seu tamanho, as lagoas diferem na cor de suas águas: a lagoa Chica marrom, a lagoa Grande verde e a Lagunilla azul .

Depois de dirigir em direção a Santa María del Monte e tirar algumas fotos da paisagem, voltamos à fenda de terra que nos leva, ao longo da encosta oeste do Otzelotzi, ao pequeno povoado de San Bernardino. A essa altura, já havíamos percebido que a presença indígena é escassa nesta parte da serra. Muitos dos habitantes apresentam uma mistura com fortes feições crioulas, sendo difícil ver um índio puro, como em Zongoliza. Talvez a migração de outros lugares explique a ignorância das histórias antigas, porque das pessoas com quem conversávamos, ninguém sabia nos dar razão sobre qualquer lenda.

Uma menina da aldeia contribuiu com um fato muito interessante sobre a missa que é celebrada no último dia do ano, à noite, no cume do Otzelotzi, a 3.080 m de altitude. Toda a comunidade acompanha o sacerdote na subida, flanqueada por doze cruzes. A marcha impressiona pela quantidade de velas que iluminam o vão de 500 m entre a cidade e o cume.

Embora a maioria dos turistas que visitam as lagoas prefira velejar na Lagoa Grande, com os barcos que ali se alugam, e comer nos restaurantes da orla, nosso objetivo principal é percorrer a subida ao topo, para apreciar a paisagem e fotografe as montanhas circundantes. Em dias claros é possível contemplar, desde o cume, o Popocatépetl e o Iztaccíhuatl; Porém, por ser nublado a poente, devemos contentar-nos com a soberba vista que nos proporciona o Pico de Orizaba, situado a norte.

O caminho é extremamente agradável devido à densa vegetação que o Otzelotzi conserva. A certa altura, Rubén pára para fotografar um verme em uma rocha piroclástica que mais tarde identifiquei como um tufo cristalino. Na área por onde subimos não vemos basaltos, rochas que podem ser vistas na encosta sul do vulcão.

A erosão deste deformou a cratera. A base do Otzelotzi tem pouco mais de 2 km de diâmetro e a sudeste apresenta uma elevação, vestígio de um cone adventício. A zona mais elevada está ligeiramente orientada para o norte da vegetação daquela encosta, quase ao atingir o topo, é constituída por matagais de montanha, bem como grande parte da encosta oriental, da qual Lagunilla e vários populações distantes. De cume para sul existe um ligeiro declive que protege uma densa floresta de coníferas.

A melhor vista panorâmica é vista do norte: em primeiro plano avista-se a lagoa Grande e, ao fundo, os vulcões Citlaltépetl e Atlitzin. Devido à vegetação não é possível, de cima, distinguir para sul, mas é reconfortante saber que as árvores continuam eretas, orgulhosas e viçosas. Além disso, essa vegetação fornece abrigo para um bom número de criaturas, como o minúsculo camaleão que encontramos quase no topo e que posou para nossas câmeras.

Finalmente satisfeitos com nossa fome de paisagens, voltamos a descer a encosta. Saímos do passeio de barco na Lagoa Grande para outra hora e nos acomodamos em um prato de peixe branco e algumas cervejas.

SE VOCÊ IR PARA AS LAGOAS DE SÃO BERNARDINO

Se você vai de Orizaba a Tehuacán, via Cumbres de Acultzingo, você precisa passar no cruzeiro Azumbilla. Vários quilómetros depois, do lado esquerdo, encontra-se o desvio para Nicolás Bravo. Entre esta cidade e Santa María del Monte está o Otzelotzi. Toda a rodovia é pavimentada e há apenas um pequeno trecho de terra na entrada de San Bernardino. A área não possui hotéis ou postos de gasolina. Tehuacán, Puebla, é a cidade mais próxima e fica a uma hora de carro.

Fonte: Desconhecido México No. 233 / julho de 1996

Vídeo: VIDEO OTZELOTZI Sn Bernardino Lagunas (Pode 2024).