O Chorro Canyon: um lugar nunca pisado (Baja California)

Por muitos anos, tenho a sorte de poder explorar e viajar muitos lugares que nunca foram visitados pelo homem.

Esses locais foram sempre cavidades e abismos subterrâneos que, devido ao seu isolamento e ao grau de dificuldade em alcançá-los, permaneceram intactos; mas um dia me perguntei se haveria algum lugar virgem em nosso país que não fosse subterrâneo e que fosse espetacular. Logo a resposta veio para mim.

Há alguns anos, lendo o livro El Otro México de Fernando Jordán, que trata da Baja California, me deparei com a seguinte afirmação: “... verticalmente, em um corte que não tem inclinação, o rio Garzas dá um salto terrível e forma um cachoeira imponente por sua altura. São exatamente 900 m ”.

Desde que li esta nota, tenho me preocupado com a verdadeira identidade dessa cachoeira. Não havia dúvida de que pouquíssimas pessoas sabiam dela, já que ninguém sabia me dizer nada, e nos livros só encontrei a referência a Jordan.

Quando Carlos Rangel e eu fizemos a caminhada pela Baja California em 1989 (ver México Desconocido, nº 159, 160 e 161), um dos objetivos que nos propusemos era localizar essa cachoeira. No início de maio daquele ano, chegamos ao ponto onde Jordán estava há 40 anos, e encontramos uma imponente parede de granito que calculamos subir verticalmente 1 km. Um riacho descia de um desfiladeiro formando três cachoeiras de cerca de 10 me então o desfiladeiro virava para a esquerda e para cima em um ritmo vertiginoso, e se perdeu. Para poder acompanhar era preciso ser um excelente escalador e também ter muito equipamento, e como não o estávamos levando naquela época, desistimos de subir. De frente para a parede, a maior parte do desfiladeiro por onde desce o riacho não era visível, pois corre paralelo à frente rochosa; apenas muito alto até 600, 700 ou mais metros havia outra cachoeira que dificilmente poderia ser distinguida. Jordán certamente viu a cachoeira de cima e de baixo e também não conseguiu olhar para o céu aberto, então presumiu que haveria uma grande cachoeira de 900 m. Os fazendeiros da região chamam essa área aberta de "Canyon do Chorro", e nessa ocasião chegamos a uma bela piscina onde cai a última cachoeira.

A PRIMEIRA ENTRADA

Em abril de 1990, decidi continuar explorando o local para descobrir exatamente o que havia dentro do Canyon Chorro. Na ocasião organizei uma expedição pela parte alta do cânion, da qual participaram Lorenzo Moreno, Sergio Murillo, Esteban Luviano, Dora Valenzuela, Esperanza Anzar e um servidor.

Saímos de Ensenada e subimos à serra San Pedro Mártir pela estrada de terra que vai ao observatório astronômico da UNAM. Deixamos nosso veículo em um local conhecido como La Tasajera e neste mesmo local acampamos. Às nove horas da manhã do dia seguinte começamos a caminhada em direção à nascente do córrego do Chorro através de um belo vale chamado La Grulla, que está rodeado de pinheiros e não dá a sensação de estar na Baja California. Aqui nasce o ribeiro do Chorro de várias nascentes, que continuamos ora rodeando a densa vegetação e ora saltando por entre as pedras. À noite acampamos em um local que chamamos de “Piedra Tinaco” e embora a caminhada tenha sido pesada, gostamos muito da paisagem e da abundante vista de flora e fauna.

No dia seguinte, continuamos a caminhada. Logo, o riacho saiu do ritmo monótono que tinha na Garça e começou a mostrar suas primeiras corredeiras e cachoeiras, o que nos obrigou a fazer alguns desvios entre as colinas circundantes, que eram exaustivas devido aos densos rameríos e ao sol forte. Às três da tarde uma cachoeira de cerca de 15 m nos obrigou a fazer um desvio de cerca de uma hora. Já estava quase escuro quando acampamos perto do riacho, mas ainda tínhamos tempo de pegar trutas para o jantar.

No terceiro dia de caminhada iniciamos a atividade às 8h30 da manhã, e depois de um tempo chegamos a uma área onde corredeiras e pequenas cachoeiras se sucedem e formam lindas piscinas onde paramos para nadar. A partir daí, o riacho começou a se empanturrar e os pinheiros quase desapareceram para dar lugar aos amieiros, choupos e carvalhos. Em algumas partes havia grandes blocos de granito entre os quais a água se perdia, formando algumas passagens subterrâneas e cachoeiras. Eram 11 horas quando chegamos diante de uma cachoeira de 6 m que não podíamos contornar, nem mesmo por cima dos morros, pois aqui o riacho está totalmente esventrado e inicia sua descida vertiginosa. Como não trouxemos cabo ou equipamento para o rapel, é por aqui que viemos. Nesse ponto, chamamos de "Cabeça da Águia" devido a uma rocha gigantesca que se destacava ao longe e parecia ter esse formato.

No retorno aproveitamos para explorar alguns dos riachos laterais ao Canyon do Chorro, conferir várias cavernas e visitar outros vales próximos a La Grulla, como o chamado La Encantada, que é uma verdadeira maravilha.

O VOO

Em janeiro de 1991, meu amigo Pedro Valencia e eu sobrevoamos a Sierra de San Pedro Mártir. Eu estava interessado em observar o desfiladeiro do Chorro do ar antes de iniciar as explorações de seu interior. Sobrevoamos a maior parte da cordilheira e consegui fotografar o cânion e perceber que ele é essencialmente vertical. Mais tarde, consegui uma série de fotografias aéreas que alguns cientistas em Ensenada haviam tirado e consegui desenhar um mapa provisório do local. A essa altura, eu não tinha dúvidas de que ninguém jamais havia entrado no Chorro Canyon. Com a análise das fotos aéreas e do vôo que fiz, percebi que apenas quanto avançamos é onde começa a parte vertical; daí o riacho desce quase 1 km em menos de 1 km horizontalmente, até o ponto onde Rangel e eu chegamos em 1989, ou seja, a base da serra.

A SEGUNDA ENTRADA

Em abril de 1991, Jesús Ibarra, Esperanza Anzar, Luis Guzmán, Esteban Luviano Renato Mascorro e eu voltamos às montanhas para continuar explorando o Canyon. Tínhamos muito equipamento e estávamos bastante carregados, pois nossa intenção era ficar mais ou menos 10 dias na área. Trouxemos um altímetro e medimos as altitudes dos principais pontos por onde passamos. O vale Grulla está a 2.073 metros acima do nível do mar e Piedra del Tinaco a 1.966 metros acima do nível do mar.

No terceiro dia cedo, chegamos a Cabeza del Águila (a 1.524 metros acima do nível do mar) onde montamos um acampamento base e nos dividimos em dois grupos para avançar. Um dos grupos abriria o percurso e o outro faria “cherpa”, ou seja, carregariam comida, sacos de dormir e alguns equipamentos.

Assim que o acampamento foi montado, nós nos dividimos e continuamos explorando. Armei a equipe na cachoeira que estava pendente no ano passado; tem uma queda de 6 m. A poucos metros dali, chega-se a um grande conjunto de enormes blocos de granito, produto de um desabamento milenar, que bloqueiam o riacho e fazem com que a água se filtre entre as cavidades da rocha, e no seu interior se formem cachoeiras e piscinas que, embora pequenos, eles são de grande beleza. Mais tarde escalamos um grande bloco à direita e nos preparamos para descer um segundo tiro de cerca de 15 m de queda que terminou bem onde a água do riacho sai com grande força de sua rota subterrânea.

Continuamos nosso avanço e logo depois chegamos a uma cachoeira bem maior do que todas as que havíamos visto até então (30 m), onde a água cai completamente no desfiladeiro e desce em quatro saltos até uma grande piscina. Como não havia como evitá-lo e como não era possível fazer o rapel diretamente sobre ela devido à grande força que a água carregava, decidimos escalar uma das paredes até chegarmos a um ponto onde poderíamos descer sem risco. Porém, como já era tarde, decidimos acampar e deixar a descida para o dia seguinte. Chamamos essa cachoeira de "Quatro Cortinas" devido ao seu formato.

No dia seguinte, Luis Guzmán e eu fizemos uma descida pela parede direita do cânion, abrindo uma rota que nos permitiu evitar facilmente a cachoeira. De baixo, o salto parecia imponente e formou uma grande piscina. É um lugar muito bonito e espetacular que se destaca nas paisagens áridas da Baja California.

Continuamos descendo e depois chegamos a outra cachoeira na qual foi necessário instalar outro cabo de cerca de 15 m. Chamamos essa parte de "Colapso II", pois também é produto de um colapso antigo, e as pedras bloqueiam o cânion fazendo com que a água do riacho suba e desapareça várias vezes entre as fendas. Lá embaixo está uma enorme e linda piscina que chamamos de “Cascada de Adán” porque Chuy Ibarra se despiu e tomou um saboroso banho nela.

Depois de descansar e ficar em êxtase com este local remoto, continuamos descendo entre blocos rochosos, piscinas, corredeiras e breves cachoeiras. Logo em seguida começamos a caminhar em uma espécie de saliência e o riacho começou a descer, então tivemos que achar um lugar para descer, e o encontramos através de uma bela parede com uma queda vertical de cerca de 25 m. Abaixo desse poço, o riacho desliza suavemente sobre uma laje de granito em formas lindas e suaves. Chamamos esse lugar de "El Lavadero", porque imaginamos que era uma ideia lavar roupas entalhando-as na pedra. Depois do Lavadero, encontramos um pequeno desnível de 5 m, que na verdade era um corrimão para evitar uma passagem difícil com maior segurança. Abaixo disso, acampamos em uma bela área arenosa.

No dia seguinte, levantamos às 6h30. e continuamos a descida. A uma curta distância encontramos outro pequeno poço de cerca de 4 m e rapidamente o abaixamos. Mais tarde chegamos a uma linda cachoeira com cerca de 12 ou 15 m de altura que caía em uma bela piscina. Tentamos descer pelo lado esquerdo, mas aquele tiro nos levou direto para a piscina, que parecia funda, então procuramos outra opção. No lado direito encontramos outra foto, que dividimos em duas partes para evitar atingir a água. A primeira parte está a 10 m de queda até uma saliência confortável, e a segunda está a 15 m a uma das margens da piscina. A cachoeira tem uma grande pedra no meio que divide a água em duas quedas e por isso a chamamos de “Cachoeira Gêmea”.

Imediatamente após a piscina da Twin House, começa outra cachoeira, que estimamos ter uma queda de 50 m. Como não podíamos descer diretamente sobre ela, tivemos que fazer várias travessias e subidas para evitá-la. No entanto, o cabo acabou e nosso progresso foi interrompido. Vimos que embaixo dessa última cachoeira havia pelo menos mais duas, também grandes, e já bem abaixo o canyon girava em sua vertiginosa descida e, embora não pudéssemos ver mais além, percebemos que era totalmente vertical.

Ficamos muito felizes com o resultado dessa exploração, e antes mesmo de iniciar o retorno começamos a organizar a próxima inscrição. Voltamos lentamente pegando o cabo e o equipamento, e como planejávamos voltar em breve, deixamos tudo escondido em várias cavernas ao longo do caminho.

A TERCEIRA ENTRADA

No mês de outubro seguinte estávamos de volta: éramos Pablo Medina, Angélica de León, José Luis Soto, Renato Mascorro, Esteban Luviano, Jesús Ibarra e aquele que o escreve. Além do equipamento que já tínhamos deixado, carregamos mais 200 m de cabo e comida por cerca de 15 dias. Nossas mochilas foram carregadas até o topo e o problema com esta área acidentada e inacessível é que não há opção de usar burros ou mulas.

Demoramos cerca de cinco dias para chegar ao último ponto de avanço da exploração anterior e, ao contrário da última vez em que saíamos dos cabos, agora os estávamos recolhendo, ou seja, não tínhamos mais a possibilidade de voltar por onde viemos. No entanto, estávamos confiantes em concluir a jornada, pois calculamos que na exploração anterior havíamos concluído 80% da jornada. Além disso, tínhamos 600 m de cabo, o que nos permitiu dividir em três grupos e ter maior autonomia.

Na manhã do dia 24 de outubro, estávamos logo acima da cachoeira que não havíamos conseguido descer da vez anterior. A descida deste tiro apresentou vários problemas, já que a queda é em torno de 60 me não desce verticalmente sobre a rampa, mas como a água era muito e estava descendo forte era perigoso tentar descer lá e optamos por um caminho mais seguro . Após 15 m de descida, fizemos uma pequena subida por cima da parede para desviar o cabo da cascata e voltar a ancorá-lo numa fenda. 10 m mais abaixo, chegamos a uma saliência onde a vegetação era tão densa que dificultava as manobras. Até aquela parte descemos cerca de 30 me depois, de uma grande rocha, descemos mais 5 m e subimos até um enorme degrau rochoso de onde avistávamos, ainda um pouco distante e muito abaixo, a junção do riacho Chorro com o riacho San Antonio. , ou seja, o fim do cânion. No final desta queda, a que chamamos “del Fauno”, encontra-se uma bela piscina e apenas cerca de 8 m antes de a atingir a água passa por baixo de um grande bloco rochoso dando a impressão de que o riacho emerge do rio. Rocha.

Depois da “Cascada del Fauno”, encontramos uma pequena mas bonita zona de corredeiras que baptizamos de “Lavadero II”, e depois uma pequena cascata, com uma queda de cerca de 6 m. Imediatamente vieram algumas corredeiras e delas se desprendeu uma enorme cachoeira, que não podíamos ver bem naquele dia porque já era tarde, mas calculamos que ultrapassaria os 5o m de queda livre. Batizamos esta aqui de "Cachoeira da Estrela" porque até então era a mais linda de todas que havíamos visto.

No dia 25 de outubro decidimos descansar, levantamos até as 11 da manhã e fomos ver o outono. Com boa luminosidade podemos constatar que a "Cascada Estrella" pode ter uma queda de 60 m. Na tarde daquele dia iniciamos as manobras de descida ao longo de uma parede vertical. Colocamos um cabo que dividimos algumas vezes até que estivesse na metade. A partir daí continuamos armando com outro cabo, porém, não calculamos bem o comprimento e ficou suspenso uns dois metros do fundo, então Pablo desceu até onde eu estava e me deu um cabo mais longo, com o qual poderíamos completar o declínio. A parede da "Cachoeira da Estrela" é em grande parte recoberta por uma gigantesca videira que realça sua beleza. A cachoeira cai em uma belíssima piscina de cerca de 25 m de diâmetro, da qual surge outra cachoeira de cerca de 10 m de queda livre, mas como gostamos tanto da "Cachoeira da Estrela" com sua piscina, decidimos ficar lá o resto do dia. Há pouco espaço aqui para acampar, no entanto, encontramos uma laje de pedra confortável e juntamos lenha da madeira seca que lava o riacho que sobe e fica preso nas saliências das pedras e árvores. O pôr do sol estava maravilhoso, o céu exibia tons laranja-rosa-violeta e desenhava-nos as silhuetas e perfis das colinas no horizonte. No início da noite as estrelas apareceram em plenitude e pudemos distinguir perfeitamente a Via Láctea. Eu me senti como uma grande nave viajando pelo universo.

No dia 26 levantamos cedo e baixamos rapidamente o referido calado que não apresentou grandes problemas. Abaixo dessa queda tínhamos duas possibilidades de descida: à esquerda era mais curto, mas entraríamos numa parte onde o canyon se tornava muito estreito e profundo, e tive medo de chegarmos diretamente a uma série de cachoeiras e poços, o que dificultaria a declínio. No lado direito, os disparos eram mais longos, mas as piscinas seriam evitadas, embora não soubéssemos exatamente que outros problemas nos poderiam apresentar. Optamos pelo último.

Descendo esta queda fomos para o lado direito do riacho e em uma varanda enorme e perigosa fizemos o próximo tiro que teria cerca de 25 m de queda e levaria a outra saliência. Daqui já podíamos ver o fim do canyon bem próximo, quase abaixo de nós. Na borda deste tiro havia muita vegetação que dificultava nossa manobra e tivemos que abrir caminho através de vinhas densas em busca de armas no próximo.

O último tiro pareceu longo. Para baixá-lo tivemos que usar os três cabos que nos sobraram e quase não nos alcançaram. A primeira parte da descida foi até uma pequena saliência onde colocamos outro cabo que nos deixou numa saliência mais larga, mas totalmente coberta de vegetação; Não foi nem mais nem menos do que uma pequena selva que dificultou a configuração da última parte da tomada. Assim que colocamos o último cabo, ele chegou ao fim do poço, no meio da última piscina do cânion; era aonde eu e Carlos Rangel tínhamos chegado em 1989. Finalmente completamos a travessia do Cânion do Chorro, o enigma da cachoeira de 900 m havia sido resolvido. Essa cachoeira não existia (estimamos que desça 724 mais ou menos), mas havia um dos cenários mais espetaculares e inacessíveis da Baixa Califórnia. E tivemos a sorte de ser os primeiros a explorá-lo.

Fonte: Desconhecido México No. 215 / janeiro de 1995

Vídeo: 10 TIPS PARA RECORRER BAJA CALIFORNIA EN CARRO.. (Pode 2024).