A reserva de Vizcaíno. Atravessando o deserto.

Seguindo os passos do grande velejador e aventureiro Sebastián Vizcaíno, decidimos entrar em veículos 4x4 em uma das reservas mais extensas do mundo e a maior do México.

Meio século após a morte de Hernán Cortés, Sebastián Vizcaíno, bom soldado e marinheiro, partiu ao mar ao comando de seus três navios em busca de novas aventuras e descobertas, com a única missão de conquistar as Califórnia.

Vizcaíno saiu do porto de Acapulco e seguiu pela rota de Cortés, pelo Oceano Pacífico até o Cabo San Lucas. Finalmente, em outubro de 1596 desembarcou na baía de Santa Cruz, em homenagem a Hernán Cortés, porque durante sua viagem o descobriu em 3 de maio de 1535. No entanto, Vizcaíno mudou seu nome para Bahía de la Paz, o que até hoje conserva, pois à sua chegada os índios deram-lhe uma grande recepção e ofereceram-lhe frutas, coelhos, lebres e veados.

Vizcaíno entrou no Golfo da Califórnia e durante a viagem teve que enfrentar as fortes e traiçoeiras correntes e marés do Mar de Cortez. Os ventos de noroeste, açoitando as velas, empurraram os navios na direção oposta, dificultando o avanço. Porém, nessa ocasião chegou ao paralelo 27 onde descobriu as infinitas riquezas marinhas do golfo: pérolas e peixes suficientes para encher navios e barcos.

Retornou então à Bahía de la Paz onde se reabasteceu, deixou alguns enfermos e continuou sua expedição ao longo da costa do Oceano Pacífico. Nesta ocasião ele alcançou o paralelo 29, mas como os navios e a tripulação estavam em péssimas condições, ele teve que retornar à Nova Espanha.

Anos depois, sob o comando do Conde de Monterrey, Vizcaíno empreendeu sua segunda expedição. Nessa ocasião, o objetivo não era conquistar terras e colonizá-las, não se apoderar das riquezas e enfrentar os índios da península. A missão era de caráter científico e dela participaram sábios e cientistas reconhecidos como o cosmógrafo Enrico Martínez.

Durante seis meses a missão científica deveria observar eclipses e a direção dos ventos; ancoragens, baías e portos foram anotados; locais adequados para estabelecer acampamentos e pesca de pérolas; A geografia da região foi analisada e desenhada, marcando ilhas, cabos, saliências e eventuais acidentes no terreno, de forma a preparar os primeiros mapas detalhados da península que até então era ainda considerada uma ilha. A expedição partiu da Bahía e Isla Magdalena e Margarita para Bahía Ballenas e Isla Cedros. O resultado desta missão foi o primeiro mapa detalhado da costa do Pacífico.

A Reserva da Biosfera de Vizcaíno é a maior do México; Está localizada no estado de Baja California Sur, no município de Mulejé. Abrange uma área de 2 546 790 ha, o que representa 77% da área municipal.

A reserva se estende desde as montanhas de São Francisco e Santa Marta até ilhotas e ilhas do Oceano Pacífico; abrange o deserto de Vizcaíno, Guerrero Negro, Lagoa Ojo de Liebre, encosta Califórnia, Ilha Delgadito, Ilhas Pelícano, Ilhotas Delgadito, Ilha Malcob, Ilha San Ignacio, Ilha San Roque, Ilha Asunción e Ilha Natividad, e foi decretada como tal 30 de novembro de 1988. A riqueza histórica, cultural e natural da região é impressionante. Existem algumas pinturas rupestres enigmáticas, com todo o seu mistério, que ainda representam um verdadeiro quebra-cabeça.

Deixamos para trás a sombra e o frescor da vegetação de San Ignacio para entrar no deserto desolado. Depois da vila de Vizcaíno iniciamos a nossa viagem off road por estradas de terra sinuosas que parecem terminar no infinito. No horizonte começaram a aparecer algumas luzes e depois de alguns quilômetros, um letreiro de néon que acendia e apagava nos recebia; Era o cabaré Bahía Tortugas.

Caminhamos pela cidade entre pick-ups americanas e casas de madeira comidas pelo salitre, em busca de uma boa lagosta ou algum abalone. As populações do Pacífico Norte vivem desses dois produtos.

No dia seguinte continuamos nossa jornada em direção ao deserto, mas não antes de passar por um depósito de lixo localizado nos arredores de Bahía Tortugas. Os restos de veículos enferrujados, pneus e os restos de enormes anfíbios militares deram uma imagem futurística de abandono e desolação. Chegamos ao fim da lacuna: estávamos em Punta Eugenia, uma população de lagostas e abalones localizada no extremo noroeste da faixa de terra que forma o sudeste da costa da Baía de Sebastián Vizcaíno. Desse ponto fomos para o mar em um barco de pesca e pudemos contemplar os gigantescos sargaços que habitam o fundo do mar. Nosso objetivo era conhecer a fauna dos ilhéus; mamíferos marinhos, como leões marinhos e elefantes, bem como centenas de patos, cormorões e pelicanos. Durante os dias que lá estivemos pudemos imaginar o que Sebastián Vizcaíno sentiu ao contemplar tanta beleza naquele lindo lugar. O que hoje conhecemos como Reserva de Vizcaíno é patrimônio do mundo, não das empresas japonesas e do vivillo ocasional, e é dever dos homens respeitar, proteger e conservar.

Fonte:Desconhecido México No. 227 / janeiro 1996

Fotógrafo especializado em esportes de aventura. Ele trabalhou para MD por mais de 10 anos!

Vídeo: Leyendo el DON QUIJOTE Capitulo 9. Cide Hamente. Fin de la pelea con el vizcaino. (Setembro 2024).