Peregrinação de Otomi a Zamorano (Querétaro)

Viagem à montanha, refúgio entre algaroba, petição aos avós e oferendas ao Guadalupana. Do semideserto à floresta, as flores se misturam no sincretismo do povo Otomí que luta pela manutenção de sua identidade.

O cheiro de um fogão caseiro enchia o ar quando Dona Josefina colocava um prato de nopales com feijão na mesa. Acima do povoado, a silhueta do Cerrito Parado foi desenhada com o clarão da lua e o semideserto pôde ser avistado no horizonte escuro. Parecia uma cena tirada do cotidiano das cidades pré-hispânicas mesoamericanas que surgiram na região de Otomí de Higueras em Tolimán, Querétaro, de onde começaria a caminhada anual de quatro dias ao Cerro del Zamorano.

Na manhã seguinte, bem cedo, os burros que transportariam nossa bagagem estavam prontos e partimos para a comunidade de Mesa de Ramírez, onde se encontra a capela que guarda zelosamente uma das duas Santas Cruzes que fazem o trajeto. À frente desta comunidade estava Don Guadalupe Luna e seu filho Félix. Segundo o antropólogo Abel Piña Perusquia, que estuda a região há oito anos, a caminhada sagrada e as atividades religiosas em torno da Santa Cruz são uma forma de coesão regional, já que os líderes religiosos das doze comunidades que compõem a região de Higueras eles frequentam todos os anos.

Depois de uma cerimônia presidida pelo mordomo encarregado da cruz, a fila de peregrinos começou a subir as estradas áridas e sinuosas. Eles carregam nas mãos as oferendas de flores do deserto embrulhadas em folhas de maguey e a comida necessária para a viagem, sem perder as flautas e tambores dos músicos.

Ao chegar ao fim do "vale", a linha da comunidade Maguey Manso apareceu no topo e, após uma breve apresentação entre cruzes e mayordomos, o caminho foi retomado. Naquela época o grupo era formado por cerca de cem pessoas que queriam fazer uma oferenda à Virgem da capela localizada no topo da montanha. Minutos depois, chegamos a uma capela aberta onde é feita a primeira das sete paradas, ali são colocadas as cruzes com as oferendas, o copal é aceso e as orações são pronunciadas aos quatro pontos cardeais.

Durante a viagem, padre Cipriano Pérez Pérez, mordomo da comunidade Maguey Manso me disse que por volta de 1750, durante uma batalha no Pinal del Zamorano, um ancestral seu confiou-se a Deus, que respondeu: “… se me veneras, não fique preocupado se eu vou te salvar. " E assim aconteceu. Desde então, geração após geração, a família de Dom Cipriano tem conduzido a peregrinação: "... isso é amor, você tem que ter paciência ... meu filho Eligio é quem vai ficar quando eu partir ..."

O ambiente começa a se transformar à medida que avançamos. Agora caminhamos ao lado da vegetação baixa da floresta e de repente Don Alejandro para a longa caravana. As crianças e jovens que estiverem atendendo pela primeira vez deverão cortar alguns galhos e seguir em frente para varrer o local onde será feita a segunda parada. Ao final da limpeza do local, entram os peregrinos que, formando duas filas, começam a circular em direções opostas em torno de um pequeno altar de pedra. Finalmente, as cruzes são colocadas sob uma algaroba. A fumaça do copal se mistura com o murmúrio das orações e o suor se confunde com as lágrimas que correm de homens e mulheres. A oração aos quatro ventos é realizada mais uma vez e o momento emocional culmina com o acendimento do copal em frente às Cruzes. É hora de comer e cada família se reúne em grupos para degustar: feijão, nopales e tortilhas. Pouco depois de continuar na estrada, ziguezagueando pelas colinas, o tempo esfria, as árvores crescem e um veado cruza ao longe.

Quando as sombras se estendem chegamos a outra capela localizada em frente a uma grande mesquita onde acampamos. Ao longo da noite as orações e o som da flauta e do pandeiro não param. Antes do nascer do sol, a tripulação com a bagagem está a caminho. Nas profundezas da floresta de pinheiros e descendo por uma ravina arborizada e atravessando um pequeno riacho, o som do sino espalha-se ao longe. Don Cipriano e Don Alejandro param e os peregrinos se acomodam para descansar. De longe me dão um sinal discreto e eu os sigo. Eles entram em um caminho entre a vegetação e desaparecem da minha vista para reaparecer sob uma enorme rocha. Don Alejandro acendeu algumas velas e colocou algumas flores. No final da cerimónia em que participaram apenas quatro pessoas, disse-me ele: "a gente vem oferecer aos ditos avós ... se alguém está doente, pede-se e depois o doente levanta ..."

Os "avós" chichimeco-Jonaces que habitavam a região se misturaram aos grupos otomi que acompanharam os espanhóis em suas investidas na região no século XVII, por isso são considerados ancestrais dos atuais colonizadores.

Depois de uma colina veio outra e outra. Ao virar uma das muitas curvas do caminho, um menino agachado em uma árvore de algaroba começou a contar os peregrinos até chegar a 199, um número que registrou na árvore. "Neste lugar sempre se diz às pessoas.", Ele me disse, "... sempre foi feito ..."

Antes de o sol se pôr, o sino tocou novamente. Mais uma vez, os rapazes avançaram para varrer o local onde acamparíamos. Quando cheguei ao local fui presenteado com um enorme abrigo rochoso, uma cavidade de 15 metros de altura por 40 metros de largura, que fica voltada para o norte, em direção a Tierra Blanca, em Guanajuato. Ao fundo, no topo da parede rochosa, mal se viam as imagens da Virgem de Guadalupe e Juan Diego, e além, ainda menos perceptível, os Três Reis Magos.

No caminho que acompanha a encosta da montanha arborizada, os peregrinos avançam de joelhos, lenta e dolorosamente devido ao terreno pedregoso. As cruzes foram colocadas sob as imagens e as orações habituais foram realizadas. A vigília me chocou quando o acendimento das velas e as lareiras escorreram pelas paredes e o eco respondeu às orações.

Na manhã seguinte, um pouco entorpecidos pelo frio que vem do norte da montanha, voltamos pelo caminho para encontrar o caminho pesado que sobe até o topo. No lado norte, uma pequena capela de pedras sobreposta a uma grande rocha aguardava as Santas Cruzes, que foram colocadas sob a imagem de outra Virgem de Guadalupe encarnada no monólito. Felix e Don Cipriano iniciaram a cerimônia. O copal imediatamente encheu o pequeno recinto e todas as oferendas foram depositadas em seu destino. Com uma mistura de Otomí e espanhol, agradeceu a si mesmo por ter chegado são e salvo, e as orações fluíram junto com as lágrimas. Os agradecimentos, os pecados expiados, os pedidos de água para as plantações foram dados.

O retorno estava faltando. Plantas eram cortadas da floresta para oferecê-las no semideserto e no início da descida da montanha as gotas de chuva começaram a cair, uma chuva que vinha sendo necessária há meses. Aparentemente, os avós da montanha ficaram felizes com a oferta.

Vídeo: Viaje por los sitios más hermosos de Querétaro. (Pode 2024).