Ciudad Juárez a Parral, Chihuahua. 2ª Parte. Lá vêm os vilões

Quando pegamos o caminho que leva à capital do estado lembrei que na noite anterior, noite sem lua, era possível em Paquimé, do telhado do Museu das Culturas do Norte, apreciar as estrelas em toda a sua magnitude. Praticamente a Via Láctea formou uma concha indescritível sobre nós.

Mayté Luján, que nos tinha convidado a subir, disse-nos na altura: “Não queria que fossem embora sem este sentimento, sem este privilégio”. Apesar de Paquimé não estar em um morro, seus habitantes originais estavam no meio do deserto e sem nenhuma luz próxima, certamente quando apagassem o último incêndio poderiam ter como referência as estrelas, a Nebulosa de Orion, a Nebulosa de Andrômeda ou o Osas, o maior e menor. O céu límpido permitiu-lhes guiar-se pelas estrelas a meio da noite, quando atravessaram as planícies do que hoje é o território Chihuahuan.

Já não tínhamos mais que a memória de Paquimé nas costas e rumamos para o Parral para chegar a tempo e observar a chegada dos cavaleiros que iriam participar na tomada da cidade no dia 19 de julho, durante o desenvolvimento dos dias Villista.

A ESTRADA PANAMERICANA

Estamos prestes a chegar ao entroncamento com a Rodovia Panamericana, que os chihuahuas em sua propensão aos grandes costumam dizer: "Você não vai acreditar, meu amigo, mas esta rodovia liga Nova York a Buenos Aires." Eles, como outros grupos humanos, pensam que o centro do mundo está aqui, muito perto da região do silêncio e ninguém, em momentos tão cruciais, ousaria argumentar o contrário.

Continuamos assim para Galeana, Flores Magón, Ojo Laguna, Mariquipa, Santa Cruz de Villegas e, já muito perto fica Parral, onde Francisco Villa disse uma vez: "Sabe que amigo? Sempre gostei desta cidade até para morrer."

O ANECDOTÁRIO

Pablo nunca tinha estado no Parral, e aproveitei o longo trecho do caminho para lhe contar histórias relacionadas com o que ele veria depois, a maioria das histórias fazem parte das crônicas do Parral, agora narradas por historiadores com a objetividade que as caracteriza. Falei com ele sobre Dom Pedro de Alvarado, e aí o Pablo tiraria algumas fotos da casa dele, hoje convertida em monumento histórico. Segundo a minha avó Beatriz Baca, D. Pedro, como era chamado na época, era um gambusino que procurava ouro e da última vez mal saiu e conseguiu obter o empréstimo para equipar a sua expedição. Até ouviu um empregado da casa de Tallforth dizer a don Pedro "esta é a última vez que o emprestaremos".

Qual seria a surpresa dos parralianos ao saberem que D. Pedro tinha encontrado uma mina de onde extraía mineral para acumular uma fortuna com a qual construiu o Palácio do Alvarado e outra onde nasceu a heroína do Parral que, ajudada por estudantes, expulsou a um contingente de tropas que fazia parte da expedição punitiva que cruzou a fronteira mexicana em busca de Villa. Haveria então a oportunidade de tirar uma foto da casa dos Griensen e também da casa dos Stallforth, a mesma onde Dom Pedro se abastecia para sair em busca de minerais.

LA PRIETA

No meio da história entramos em Parral, e logo depois de rodar pelas ruas avistamos o morro onde ficam as oficinas La Prieta e o guincho para descer até a mina, o mesmo que deu à cidade a possibilidade de se tornar um empório mineiro ao longo de muitos anos. Hoje faz parte de um passeio, o visitante pode descer até um dos 22 níveis, e boa parte desses níveis são inundados pela água que subiu quando as bombas pararam de extraí-la.

É a mesma mina que fazia soar a sirene nas trocas de turno e que incomodava minha mãe Beatriz Wuest Baca na infância, quando foi ouvida na hora errada indicando um acidente, e fez com que parentes dos mineiros se aglomerassem na frente de a mina para descobrir o que havia acontecido.

ESPERANDO O CABALGATO

Já estávamos no Parral, e agora só tínhamos que esperar uma noite para curtir o espetáculo marcado para o dia 19 de julho às 10 da manhã, precisamente na véspera da morte de Francisco Villa, ocorrida em 20 de julho de 1924. Enquanto Portanto, Pablo aproveitou a tarde para tirar algumas fotos de La Prieta. Na madrugada do dia seguinte saímos em busca dos primeiros raios de sol, momento em que todos os fotógrafos procuram tirar as melhores fotos de La Prieta.

Na madrugada do dia seguinte saímos em busca dos primeiros raios de sol, o momento que todos os fotógrafos procuram para tirar as melhores fotos. Atravessamos a cidade caminhando pela rua Mercaderes até chegarmos à Praça Guillermo Baca, e ao longo dessa rota avistamos o leito do rio e avistamos uma ponte de cal e pedra sobre o leito de um rio que atravessa a cidade centímetro a centímetro. Muitas vezes no passado, inundou até que as barragens terminassem seu ímpeto.

Depois daquele dia de manhã e de um saboroso café da manhã acompanhado de gorditas, seguimos para a estação de trem para esperar a chegada dos moradores. Dizem que ainda estão em Maturana e que pensávamos ir naquela direção, mas naquele momento as pessoas começaram a gritar: “Eles estão vindo”. Um repórter de um jornal local nos mostrou sua câmera de mil batalhas, foi José Guadalupe Gómez, que nos contou sobre o acontecimento, ficou feliz que Pablo e eu estivéssemos cobrindo o evento e se preparou para esperar os Villistas junto conosco .

A CHEGADA ESPETACULAR

A implantação é comandada por uma máquina a vapor, a mesma que junto com outras nove pertencia a uma serraria em El Salto, Durango. É uma máquina de três mil litros, da qual o seu maquinista Gilberto Rodríguez me explicou pouco depois as características desta joia construída em 1914, que, desafiando o passar dos dias e dos anos, entrou no século XXI para levar a cidade apoiada por cavaleiros que percorreram em várias etapas a cerca de 240 km da capital. Seu contingente cresceu durante a viagem e em Maturana eles foram acompanhados por outros 600 cavaleiros das fazendas e cidades próximas a Parral. Villa, o personagem polêmico, estava presente no clima popular; Milhares de pessoas se reuniram nas proximidades da estação para receber com grande alegria os Villistas e seus Adelitas, quase um século depois que os Dourados fizeram desta região seu território.

Com extraordinária facilidade, centenas de cavaleiros, senão milhares, entraram na Parral como nos velhos tempos, demonstrando não só grande prazer em fazê-lo, mas também grande força. Cavaleiros e cavalos puderam competir com os melhores charros do Bajío, são os Dorados de Villa, que ainda estão lá apesar dos anos, superando o ataque da modernidade, para reivindicar as façanhas do famoso guerrilheiro e manter sua vida viva. lenda.

POPULAR ALGARABY SURPRISES

As mulheres correm para se aproximar e admirar os homens que cavalgam, elegantes e corajosos, animais que já dão sinais de cansaço devido ao longo dia sob o sol escaldante. O povo é dono da estação. Hollywood Recebi naquela manhã uma reconstituição espontânea de uma encenação que alguns diretores renomados bem poderiam invejar.

No dia seguinte as pessoas se reuniram no local onde o Centauro do Norte foi assassinado, mas eu preferi não ser, e me conformei com o que minha mãe me disse, que por puro acaso foi onde os fatos ocorreram naquela manhã de 20 de julho, quando caminhava em direção à escola, sendo uma das primeiras pessoas a se aproximar do carro onde Villa, Trillo e outros personagens foram deixados mortos. Ninguém se lembra mais dos assassinos, hoje toda a cidade se reúne em Parral.

RUMO A VALLE DE ALLENDE

Naquela mesma manhã partimos para Valle de Allende, considerado um dos primeiros povoados do que foi a província de Nueva Vizcaya. Os pomares da região são extraordinários, as nogueiras atingiram uma altura excepcional.

No Vale se produz uma das nozes mais valorizadas pela porcentagem de azeite que contém; Fiquei surpreso ao saber que 26 variedades de pêra são cultivadas. Além da vegetação natural da região, existem também outras espécies que são fruto do cultivo e cuidado de muitas gerações, desde que os franciscanos introduziram o sistema de irrigação no vale. Noz, caqui, pêssego, damasco, ameixa, marmelo, romã, figo e laranja são os nomes das árvores frutíferas que florescem neste lugar perto do paraíso. Movidos pela curiosidade, percorremos os pomares regados com águas cristalinas, o ambiente não poderia ser melhor, a sensação de bem-estar invadiu nossa mente.

NA CASA DE RITA SOTO

Poderíamos ter continuado indefinidamente naquele lugar criado pela mão do homem, mas antes de nos retirarmos tivemos que saudar Rita Soto, cronista do Vale de Allende, uma visita obrigatória à sua casa, que também funciona como pousada. Chegamos quando o frescor pôde ser apreciado nos corredores que circundam um pátio com laranjeiras. Rita é uma personagem que conhece de cor a história da região e do seu povo; Antropólogos e historiadores renomados já o visitaram para conhecer os segredos e as pistas que lhes permitirão abordar os enigmas de uma região repleta de lendas e personagens paradigmáticos. Sem dúvida, ela é uma grande promotora cultural que instrui as novas gerações sobre a história e a geografia do sul de Chihuahua.

Colecionadora de anedotas, Rita Soto conta interessantes histórias que incluem, naturalmente, a do doloroso encontro do pai com Francisco Villa, que culminou num reconhecimento por escrito deste último, que ela mantém com a letra do general. Além de tudo, Rita é uma excelente promotora turística que ajuda os visitantes a orientarem-se nas ofertas recreativas existentes no vale. Assim, para além de visitar a cidade, a sua praça, os monumentos religiosos e civis, as casas dos séculos XVIII e XIX, o sistema de rega posto em prática pelos franciscanos na época colonial, poderá também visitar os centros históricos da cidade. as fazendas e diferentes lugares históricos, entre estes, o local onde foram depositados os chefes de Hidalgo e outros insurgentes na sua transferência para a Alhóndiga de Granaditas; a casa onde Juárez passou a noite por este local durante a intervenção francesa e algumas casas onde se hospedou o general Villa.

UM SITE PARA TODOS

Além disso, você pode desfrutar dos spas Ojo de Talamantes e El Trébol. Além disso, visite o rio e os pomares. Lugar ideal para férias e descanso, Valle de Allende oferece serviços de hospedagem e alimentação. Além disso, é possível pernoitar em casas particulares que recebem hóspedes e oferecem excelentes condições.

Chegamos assim ao final do passeio, que certamente nos deixou com um gosto muito bom na boca, graças à experiência gastronômica nas Casas Grandes, onde degustamos carnes grelhadas, quesadillas e burritos; no Parral, as famosas gorditas, e no Valle de Allende, os frutos cristalizados e o doce de leite que faz corar Coahuila. Os burritos são, sem dúvida, os melhores de todo o norte, mesmo que não tenham esse reconhecimento.

Finalmente, para confirmar o que diz a carta do corrido de Chihuahua, nosso experiente guia fez uma parada surpresa em Villa Ahumada. Do lado direito da estrada em direção à capital paulista, uma fileira de fêmeas espera o viajante com as melhores quesadillas do mundo. Villa Ahumada foi, sem dúvida, um encerramento com floreio. Com esta viagem a Chihuahua confirmamos, mais uma vez, que não é apenas o "grande estado", "o irmão mais velho", mas que também é um local com inúmeros e inesperados atrativos.

Os viajantes expedicionários e os amantes da aventura aguardam o Copper Canyon e suas cachoeiras; para atletas interessados ​​nos desafios de resistência, velocidade e emoção, as dunas de Samalayuca; para os interessados ​​em sistemas de produção de sucesso estão Nuevo Casas Grandes e Valle de Allende; para os aprendizes de história e antropologia, as comunidades Tarahumara da Serra, bem como as missões jesuíta e franciscana; para colecionadores de memórias e anedotas, Parral; e para quem está do outro lado da fronteira, Ciudad Juárez e todo o território Chihuahuan.

Vídeo: Hidalgo del Parral, Chih: La Capital del Mundo (Pode 2024).