Islas Marías II (Nayarit)

Os escritores do México Desconhecido viajam pelas Ilhas Marías para admirar a diversidade de sua flora e fauna. Leia este artigo e você ficará surpreso ...

Em outro texto neste site, José Antonio Mendizábal Ele narrou nossa estada no criminoso federal das ilhas Marías; Porém, na sua história não aparece uma parte importante do nosso objetivo ao visitar aquele local: conhecer algumas das outras duas ilhas do arquipélago, ainda virgens, e mergulhar nos arredores para verificar em que estado se encontrava a flora e a fauna do arquipélago. Lugar, colocar.

Nossos desejos foram atendidos graças à gentileza de as autoridades da prisão Eles nos forneceram dois grandes barcos, chamados de pangas pelos ilhéus, com seus motores de 75 HP e um grupo de pessoas que nos ajudariam tanto no mergulho quanto na visita ao Ilha Maria Magdalena, o mais próximo da Mãe Maria.

Saímos no início da manhã com um mar azul calmo em direção ao Magdalena; No caminho entre as duas ilhas existe um canal muito profundo e com muita corrente que forma uma grande falha que se acredita estar relacionada com a de San Andrés. No meio do caminho, encontramos dois barcos com colonos contratados para a pesca; eles estavam puxando uma rede onde vários pargos vermelhos de bom tamanho estavam presos. Após alguns minutos de observação, dirigimo-nos para a ilha. É maravilhoso aproximar-se de um lugar totalmente virgem no meio do oceano; naquele momento, pode-se sentir o que os exploradores dos séculos passados ​​sentiram ao se lançar para examinar nosso planeta.

A magdalena é cobertura vegetal em toda a sua extensão; o seu litoral é rochoso e as praias, pelo menos do lado da Maria Madre, não são muito largas. A vegetação em suas margens consiste principalmente de arbustos espinhosos e henequenEmbora também existam alguns órgãos e nopales, mas mais acima torna-se um pouco menos agressivo e podem ser encontradas espécies como cedro vermelho, amapa, palo prieto, amate e outras árvores típicas da floresta estacional decidual.

Finalmente chegamos à terra firme e começamos a visita. Nossa intenção era fotografar o cabras selvagens que habitam a ilha que, de acordo com o que nos contaram, podem ser avistados em grandes manadas a passear tranquilamente pelas praias.

A primeira coisa que soubemos foram os restos de um antigo acampamento que há muito foi totalmente abandonado. Assim que começamos a entrar na vegetação, a abundante fauna do local começou a se apresentar; os lagartos vinham até você por toda parte e as iguanas, de grande porte, caminhavam na nossa frente sem grande preocupação. Depois de um momento de dolorosa caminhada entre o calor e os espinhos, começamos a nos acostumar com a visão e vários de nós vimos coelhos, que curiosamente nos permitem aproximar até quase tocá-los: um sinal inequívoco de que não conhecem o homem e não o foram. perseguidos. No entanto, cabras e veados não estavam presentes, embora seus rastros estivessem por todo o lugar. Um dos assentados não disse que isso se devia a que horas eram, já que os animais se aproximam das margens no início da manhã, mas quando o calor aumenta eles vão para a vegetação e fica difícil vê-los. Infelizmente, o tempo que tínhamos para ficar na ilha (sempre o maldito tempo) não era muito, mas decidimos não desanimar e rumamos em direção a uma pequena lagoa que fica perto da praia para ver se conseguiríamos encontrá-los lá bebendo água.

Nosso esforço foi malsucedido em termos de cabras e veados, mas valeu a pena, pois um dos meninos teve um vislumbre de a cabeça de um crocodilo quando ele mergulhou e nos avise. Em seguida, circulamos o local e permanecemos em silêncio por um longo tempo até que finalmente o animal reapareceu; Era um jacaré muito cauteloso, pois assim que ouvisse algo estranho voltaria a submergir ou permaneceria imóvel como uma pedra. Tiramos algumas fotos e também descobrimos algumas pegadas enormes na areia que provavelmente pertenceram à mãe deste bichinho, mas não podíamos saber ao certo.

Corados e um pouco desapontados, voltamos para onde estavam os barcos. De repente, um dos meninos nos alertou e nos disse que havia uma cabra uns 30 metros à frente. A empolgação nos invadiu e começamos a nos espalhar para poder localizá-lo e tirar fotos, mas infelizmente o animal percebeu nossa presença e fugiu, deixando-nos apenas vislumbrar sua enorme silhueta negra coroada por grandes chifres; foi tudo o que pudemos ver.

Saímos do mato em direção à praia e começamos a voltar, enquanto Alfredo voava tirando fotos de um quebra-ossos que estava parado em uma árvore próxima. Chegamos aos barcos com a sensação de ter havido apenas um gostinho desse paraíso que levaria semanas para explorá-lo completamente; quem sabe, talvez no futuro haja a oportunidade de organizar uma expedição sob qualquer forma para poder conhecer em profundidade os segredos que tenho a certeza que guarda.

O MUNDO SUBAQUÁTICO

Depois de esperar um pouco por Alfredo, finalmente embarcamos para começar nossa expedição ao mundo submarino em torno das ilhas. O primeiro local que descemos foi o lado norte de Magdalena, mas aqui o fundo é arenoso e não há muito para ver, por isso decidimos atravessar o canal, agora com vento forte e ondas de bom tamanho, para tentar a sorte nos Borbollones em ao sul da Mãe Maria. Aqui as coisas eram diferentes porque o terreno é rochoso e se formam um grande número de cavidades onde as surpresas estão na ordem do dia. A forte corrente de até dois nós mantém os corais saudáveis, principalmente leques, gorgônias e corais negros, de ótima cor e tamanho, e entre eles nadam uma grande quantidade de pequenas espécies tropicais como borboletas, bandos amarelos e de nariz comprido, anjos reais, ídolos mouros, donzelas, papagaios, cardeais e muitos mais que, juntamente com vários tipos de estrelas, nudibrânquios e pepinos do mar, formam uma paisagem muito colorida, um mundo totalmente diferente de que existem alguns metros acima. E em meio a toda essa paisagem nadam smedregales, pargos, garoupas, wahoo e grandes mojarras, já que a pesca neste local não tem sido intensa e não afetou gravemente o ecossistema.

Depois de um tempo de mergulho de prazer infinito entre corais, tartarugas-de-pente, oliva, moreias e lagostas em números impressionantes, chegamos a um ponto onde os pescadores que nos acompanhavam nos contaram que havia uma "cruz" no fundo, e imediatamente comunicamos o nosso interesse em conhecê-la. Chegamos a um mercado com uma pequena bóia e mergulhamos com curiosidade. A surpresa foi capitalizada desde a famosa cruz acabou sendo uma grande âncora.

Empolgados, começamos a estudar o fundo e depois de um tempo de exploração encontramos pedaços da corrente, um mastro semidestruído e pedras de rio que a princípio confundimos com balas de canhão; Estas pedras foram utilizadas como lastro em navios antigos e temos a certeza que com o equipamento adequado outras coisas poderiam ser descobertas. Nosso mergulho terminou aquele dia com um floreio, pois devido à temperatura da água (27 graus) não tínhamos visto os tubarões e que em Las Marías é praticamente como ir à feira e não comer algodão doce. Bem, estávamos prestes a terminar quando encontramos um tubarão gato adormecido. Praticamente tivemos que puxar sua cauda para fazê-lo se mover e tirar uma foto. Não era muito, mas já tínhamos nosso primeiro tubarão, e a estação quente não é boa porque esses animais gostam de água fria. Porém, quando chegamos ao cais, os pescadores que estavam trabalhando no canal nos disseram que tinham visto vários tubarões azuis.

No dia seguinte decidimos ir para outro ponto e selecionamos para fazer nossas descidas uma enorme rocha conhecida como "O morro" que está localizado na parte sul do ilhota de San Juanico. Aqui a visibilidade da água não era tão boa e a profundidade era maior (30 metros mais ou menos contra 15 ou 20 que há nos Borbollones), mas também os corais e a fauna eram abundantes e grandes. A única coisa que descobrimos que não gostamos foi um tipo de estrela do mar chamada coroa de espinhos, que é uma predador de coral em grande escala; em alguns exemplares amarrados na faca e dissemos aos meninos que nos acompanhavam que durante os seus mergulhos deviam fazer o mesmo e não parti-los na água, pois cada pedaço torna-se uma nova estrela com as consequências já imaginadas.

Nos dois dias seguintes mergulhamos, em Borbollones, pois foi onde encontramos melhor visibilidade e mais fauna. Vimos atuns, mais tubarões-gatos e um grande número de espécies isso nos deixou com a satisfação de constatar que este arquipélago continua a ser um belo paraíso subaquático e natural onde se pode ter um panorama do que foram tantos outros locais do nosso país que hoje são anteriores e moribundos. Esperançosamente, as Ilhas Marías permanecem como estão, uma vez que são um reserva que um dia possa ser (pelo menos não demoraremos muito) o único lugar desse tipo que resta em nosso país devastado.

Vídeo: Así lucen las Islas Marías, la que fue una cárcel con muros de agua (Pode 2024).