Fazenda de peixes Xoulin (Puebla)

Conheci Atlimeyaya há cerca de 15 anos, quase por acaso, quando, incentivados por um amigo, fomos pescar porque havia rumores de que grandes trutas viviam em seu rio.

Lembro-me muito bem porque num determinado momento, não podendo continuar avançando até a beira do riacho, decidimos contornar um povoado na orla da cidade para continuar a pescar rio acima. Devemos ter contornado uns 500 metros e quando voltamos para o barranco tivemos uma boa surpresa… o rio não estava mais lá! .., em seu lugar havia uma fenda seca! Intrigados, decidimos investigar voltando pelo desfiladeiro, até chegarmos a uma grande rocha vulcânica ao pé da qual se erguia um enorme ahuehuete milenar, o maior que já tinha visto. Entre a pedra e as raízes da imponente árvore jorrou uma grande quantidade de água e poucos metros à frente, muito mais, formando assim o ribeiro onde estivemos pescando.

Lembro que fiquei muito tempo à sombra daquele ahuehuete, admirando seus arredores, impressionado, e pensei que apesar de sua beleza parecia um tanto triste, como se abandonado. Não podia acreditar que existisse um lugar tão "especial", para chamá-lo de alguma forma, relativamente tão perto da cidade de Puebla e principalmente que não o conhecia até então.

Para voltar ao caminhão, percorremos toda a cidade a pé e também me lembro nitidamente do contraste entre o preto de sua pedra e o verde de sua abundante vegetação e seus pomares à beira da estrada. Vi algumas crianças e algumas mulheres e alguns velhos, mas em geral muito poucos, nenhum jovem, e tive novamente a mesma impressão que ao pé do ahuehuete; um lugar um tanto triste, tão abandonado.

Demorei muito para voltar a Atlimeyaya, pois meus estudos, família e posteriormente negócios me mantiveram longe de Puebla e por muitos anos minhas visitas foram apenas esporádicas. Mas no Natal passado cheguei com minha família para visitar meus pais e aconteceu que esse mesmo amigo, sabendo que eu estava em Puebla, me ligou e perguntou: "Você se lembra de Atlimeyaya?" "Vagamente sim" respondi. "Bem, eu convido você para ir amanhã, você não vai acreditar quantas trutas existem agora."

Cedo na manhã seguinte, eu estava esperando impacientemente meu amigo chegar com meu equipamento de pesca pronto. No caminho, as surpresas começaram. Já tinha ouvido falar da rodovia Puebla-Atlixco, mas nunca passei pela baía, então a viagem me pareceu muito mais rápida do que eu esperava, apesar de termos parado para contemplar desde o mirante que existe no ponto mais alto do rio. visitou uma vista fabulosa dos vulcões.

De Atlixco partimos para Metepec, cidade fundada e construída no início do século para abrigar uma das maiores fábricas têxteis do país; Fechada há mais de 30 anos, esta fábrica foi transformada há cerca de oito anos em um imponente Delimss Vacation Center. De lá, serpenteando por uma estrada um tanto estreita, mas bem pavimentada, rumamos para Atlimeyaya, em uma jornada muito mais curta do que através de uma lacuna infame muitos anos antes.

À nossa esquerda está o majestoso, quase ameaçador, o sombrio Popocatepetl, e mais cedo do que espero entraremos em Atlimeyaya. Sua rua e seus becos parecem mais largos e limpos para mim hoje; Prédios antes abandonados, agora estão reconstruídos, e vejo um bom número de novas construções; Mas o que mais me chama a atenção é que tem muito mais gente e quando comento isso com meu amigo, ele responde: "É verdade, mas você ainda não viu nada!"

Ao cruzar a velha ponte de pedra que atravessa o rio, vejo que nos campos às suas margens, outrora pomares de abacate, agora se erguem grandes estruturas como as quiosques, que acho que são restaurantes porque estou a ler "El Campestre" "El Oasis" " A cabana". Neste último, no final da estrada, entramos e saímos do carro. Um portão adjacente diz "Bem-vindo à Fazenda de Peixes Xouilin." Entramos contornando uma pequena barragem, onde posso adivinhar que existem trutas aos milhares e pergunto: "Vamos pescar aqui?" "Não, fica calma, primeiro vamos ver as trutas" responde o meu amigo. Um guarda nos recebe, nos mostra o caminho e nos convida a ir a um centro de informações, onde será exibido um vídeo. Atravessando a fazenda até o local indicado, caminhamos até a orla de grandes lagoas laterais, e meu amigo me explica que é aqui que ficam os reprodutores (trutas grandes especialmente selecionadas para criação). A próxima lagoa rio acima é uma agradável surpresa para mim; é configurado como um aquário ao ar livre, emulando de maneira excelente o habitat natural da truta. Nele fico fascinado por alguns exemplares enormes de truta arco-íris e truta marrom, mas alguma truta ainda me chama a atenção, colorida? Nunca vi a truta baio-azul, muito menos imaginei que fossem exemplares quase amarelos alaranjados e mesmo alguns mais pequenos quase totalmente brancos.

Ao ouvir minhas especulações sobre o assunto, fomos abordados por uma pessoa muito gentil que explicou que essas trutas são espécimes extremamente raros em que se manifesta o fenômeno do albinismo, uma rara mutação genética que impede os cromatóforos (células responsáveis ​​por dar coloração às pele) produzem a cor normal desta espécie. Acompanhados por esta mesma pessoa, dirigimo-nos ao centro de informação, que mais parece um pequeno auditório, em cujas paredes está montada uma exposição permanente com fotografias, gravuras, desenhos e textos que contêm todas as informações relacionadas com a truta: da sua biologia, do seu habitat e sua reprodução natural e artificial, suas técnicas de cultivo e alimentação, e até mesmo seu valor nutritivo para o homem e até mesmo as receitas de preparo. Uma vez lá, eles nos convidaram a sentar e assistir a um vídeo que durante oito minutos de excelente fotografia, principalmente subaquática, nos mostra e relata o processo de produção nas fazendas de trutas arco-íris, e nos fala sobre o considerável investimento que é necessária e o alto grau de tecnologia que é aplicada na criação desses peixes maravilhosos. No final do vídeo, houve uma curta sessão de perguntas e respostas e por fim fomos convidados a visitar a área de lagoas de produção, conhecidas como canais de correnteza rápida e a caminhar pela fazenda o quanto quiséssemos.

Os canais de corrente rápida são onde ocorre a parte central do sistema de produção, a fase de engorda; a água circula rapidamente e é recarregada com oxigênio por um sistema de disjuntores (quedas); o número de trutas nadando neles parece quase incrível; são tantos que o fundo não pode ser visto. O processo de engorda leva em média cerca de 10 meses. Cada tanque é o lar de trutas de diferentes tamanhos que, conforme explicamos, são classificadas por tamanho. Além disso, é contabilizado o número de trilhas que habitam cada um deles, pois só assim é possível prever com precisão a quantidade de alimentos que deve ser dada (até seis vezes ao dia) e quando eles estarão prontos para uso. consumidor. Neste local é colhida diariamente de acordo com a demanda do mercado, fato que permite, sem fechamentos ou períodos temporários, que o produto esteja sempre à disposição do consumidor.

Estou realmente maravilhada, e ao partir, o guia, que sempre nos acompanhou pelo nosso grande interesse, informa que está em construção uma nova sala de incubação na qual os visitantes podem também contemplar o processo crítico de reprodução e incubação através de janelas organizadas para isso. Ele conta que a Xouilin é uma empresa privada com capital 100% mexicano e que a construção começou há mais de 10 anos; que hoje contém nas suas instalações cerca de um milhão de trutas, e que produz a um ritmo de 250 toneladas / ano, o que a coloca, de longe, em primeiro lugar a nível nacional. Além disso, quase um milhão de descendentes / ano são produzidos para serem vendidos a produtores em muitos outros estados da República.

Finalmente nos despedimos prometendo voltar em breve com a Família; Sinto-me muito feliz, exceto talvez porque queria pescar e mesmo quando fomos convidados para fazê-lo em um lago projetado para isso, pensei que, embora muita gente goste, não seria engraçado para mim.

Chegando ao estacionamento, fico espantado com a quantidade de carros que havia ali. Meu amigo me diz: "vem, vamos comer" e quando entro no restaurante, meu espanto é ainda maior com a quantidade de pessoas que estão lá e com o tamanho do lugar. Meu amigo já foi várias vezes e conhece os proprietários. Esta é uma família estabelecida em Atlimeyaya há várias gerações e anteriormente envolvida na agricultura. Ele os cumprimenta e consegue uma mesa para nós. O meu amigo sugere simplesmente umas "gorditas", um arroz e uma truta com epazote (a especialidade da casa), e uma rapariga de rosto sorridente, muito jovem (certamente também originária de Atlimeyaya), observa com diligência. Enquanto a comida chega, olho em volta, conto mais de 50 garçons e meu amigo me diz que este restaurante tem capacidade para 500 ou 600 comensais e que entre todos os que existem, que também pertencem a famílias de Atlimeyaya, eles vêm a atendem cerca de 4.000 visitantes por semana. E embora estes números me impressionem muito, a comida faz mais, pouco complicada mas bem cozinhada, com um sabor muito especial, muito de lá, muito de Atlimeyaya; e em particular a truta, excelente!, talvez porque ainda nadasse recentemente; talvez também pelo epazote, cortado no quintal, ou pela companhia de verdadeiras tortilhas, feitas à mão?

Chegou a hora de partir e ao descermos para Metepec estou refletindo: como Atlimeyaya mudou! Talvez falte muita coisa, mas há algo muito importante: fontes de trabalho e um benefício econômico considerável para a comunidade.

Acho que foi um grande dia, cheio de surpresas. Parece cedo para ir para casa e atrevo-me a sugerir que visitemos o Centro de Férias em Metepec, mas o meu amigo responde "da próxima vez, por hoje já não é possível, porque agora vamos pescar!" E assim, chegando ao Metepec, na esquina do Centro de Férias, vire à esquerda e em alguns minutos estamos na porta da área do acampamento, que embora separada dela, faz parte das instalações do Centro de Férias do IMSS. Lá funciona um projeto de pesca esportiva, cedido pelo Instituto à própria piscicultura Xouilin. Para montá-la, foi reabilitado um antigo jagüey abandonado, que se tornou um belo lugar, hoje conhecido como Amatzcalli.

Naquela mesma tarde, em apenas algumas horas, peguei muitas trutas, inclusive uma bem grande (2 kg) e até alguns robalos; Infelizmente não consegui pegar nenhuma truta marrom (acho que este é o único lugar em nosso país onde isso é possível) mas já era pedir demais; Tive um dia excepcional e espero voltar muito em breve.

Eu conheci aquele Jaguey também 15 anos atrás, mas hey, essa história terá que ser contada em uma edição futura.

SE VOCÊ FOR ATLIMEYAYA

Da cidade de Puebla seguir em direção a Atlixco pela rodovia gratuita ou pela rodovia com pedágio. Uma vez em Atlixco, siga as indicações para Metepec (6 km), onde existe um Centro de Férias IMSS. Continue, sempre seguindo a estrada asfaltada, cerca de 5 km mais e você terá alcançado Atlimeyaya.

Fonte: Desconhecido México No. 223 / setembro de 1995

Vídeo: Piscicultura Santa Rita - Formosa-GO (Pode 2024).