A conquista de El Gigante (Chihuahua)

Após um longo e emocionante dia descemos a muralha do gigante e ficamos sabendo que era a mais alta de todas conhecidas no país.

Em 1986, quando membros do Grupo de Espeleologia Cuauhtémoc (GEC) começaram a explorar a ravina Candameña, na parte norte da Serra Tarahumara em Chihuahua, eles logo localizaram uma grande rocha que se destacava no meio de Está. A rocha os impressionou tanto que a chamaram de El Gigante, nome que persiste até agora.

Durante as explorações preliminares da cachoeira Piedra Volada em 1994 (ver Desconhecido México nº 218), verifiquei a magnitude desta grande muralha. Na ocasião calculamos que teria entre 700 e 800 metros de altura, totalmente vertical. Conquistada a cachoeira, surgiu a ideia de fazer rapel do cume do Gigante, onde começa, até o rio Candameña, onde termina.

Antes de organizar a descida, o paredão foi estudado para determinar a rota de descida, e o rapel e outras técnicas foram realizadas nas cachoeiras Piedra Volada (453 m) e Basaseachic (246 m), entre outros locais. Durante o estudo surgiram achados interessantes, como a primeira exploração da ravina Piedra Volada, até então totalmente virgem, e o cume do Gigante.

A maioria dos membros do GEC sai da cidade de Cuauhtémoc para o Parque Nacional Basaseachic, onde está localizado El Gigante. Para conquistar este muro nos dividimos em três grupos: o grupo de ataque, que se encarregaria de toda a descida e dois grupos de apoio; um estava localizado abaixo, no rio Candameña e o outro no cume e na primeira parte da parede. O percurso que escolhemos para a descida incluiu duas saliências largas que facilitariam todas as manobras da expedição.

Saímos de Cajurichic e em Sapareachi estabelecemos o acampamento base. Nossos guias foram o Sr. Rafael Sáenz e seu filho Francisco.

Eram 15h30. quando chegamos ao cume do El Gigante. De lá você tem uma das vistas mais espetaculares de toda a cordilheira. O rio Candameña pode ser visto quase um quilômetro logo abaixo, em frente a cerca de 700 m está o outro lado da ravina tão vertical quanto o de El Gigante, por isso a ravina Candameña é tão imponente, por ser muito profunda e muito estreita . Além disso, a menos de 800 m de distância, tínhamos a cachoeira Piedra Volada ao nosso lado. Uma visão realmente fascinante.

Quase do cume nasce uma fenda, com forte inclinação paralela à parede, por onde iniciamos a descida para chegar à primeira saliência.

Montamos o primeiro acampamento lá e terminamos as manobras por volta das 9 horas da noite. A prateleira é muito larga; 150 m de comprimento por 70 ou 80 m de largura, embora ao estudar as fotos na parede tenha parecido um tanto insignificante. Sua inclinação é muito acentuada e só encontramos um ponto onde poderíamos acampar com relativo conforto. Está quase totalmente coberto por vegetação.

No dia seguinte, continuamos a descida. Para chegar à costa tivemos que colocar alguns cabos. Abaixo da primeira prateleira encontramos outra. Calculamos que entre os dois havia um tiro de cerca de 350 metros. Durante a manhã instalamos o cabo para esta descida. Antes de descer, admiramos o panorama do cânion. Vimos o rio cerca de 550 m abaixo e a infinidade de picos e ravinas laterais.

Ao descer, notei que o cabo não estava totalmente livre, como havíamos presumido, mas tocou levemente a parede rochosa e fez com que o cabo emperrasse; além disso, a parede está repleta de plantas que são conhecidas localmente como palmitas, semelhantes ao zacatón, mas maiores. Sua abundância é tanta que o cabo emaranhado entre eles, então a descida foi lenta e tive que parar várias vezes para desembaraçá-lo.

No meio da tacada, na divisão mais importante, o Victor desceu para me ajudar nas manobras. Levamos quatro horas para completar a descida devido a esses problemas e terminamos pouco antes de escurecer.

A segunda saliência é bem menor que a primeira e mais inclinada, aqui só encontramos um local extremamente desconfortável para acampar.

Esta segunda saliência apresenta uma vegetação mais fechada que a anterior, pelo que no dia seguinte, ao tentar chegar à margem para continuar a descida, foi necessário um facão.

Calculamos que para chegar ao rio ainda precisaríamos de um rapel de cerca de 200 metros. Sabíamos que a linha principal que estávamos trazendo não nos alcançaria mais, então desci com um cabo extra de cerca de 60 m de comprimento. Para evitar que o cabo se enroscasse entre as palmilhas, carreguei-o em uma bolsa perfeitamente arrumada, de forma que corresse à medida que eu descesse, é claro que tinha um grande nó quase na ponta que me impediria automaticamente caso acabou antes de chegarmos ao rio.

A linha principal não alcançou mesmo adicionando o cabo extra. Aí o Óscar desceu com um dos cabos auxiliares que trouxe, o último que tínhamos. Enquanto esperava por ele, contemplei a paisagem do cânion.

Fiquei encantado, extasiado e percebi que agora estávamos muito perto de atingir nosso objetivo. Lá embaixo eu podia ver o rio tão perto que podia até ver o acampamento e os membros do grupo de apoio esperando por nós.

Eu rapidamente cheguei ao fim do cabo, pulei o primeiro nó e amarrei o último pedaço de cabo que estávamos carregando. Estava a cerca de 20 metros do rio e já conseguia comunicar verbalmente com o grupo.

Eu pulei este último nó e desci lentamente. Se eu tivesse descido direto, teria caído em uma grande piscina, mas Luis Alberto Chávez, o líder do grupo de apoio, me ajudou a desviar e com um salto ágil cheguei a uma pequena ilha de areia no meio da piscina. Livrei-me do cabo e cheguei à margem do rio. Com grandes abraços e rádios nos parabenizamos pelo sucesso que alcançamos. Isso se repetiu alguns minutos depois de Óscar chegar ao rio.

À meia-noite enviamos um parabéns ao outro grupo que ainda estava na primeira prateleira através do rádio. A grande fogueira que fizemos iluminava um amplo setor da parte inferior da parede do Gigante, era uma bela visão, um tanto dantesca, a parede era percebida como mágica sob a influência da luz suave e alaranjada das chamas que pareciam dançar .

O gigante subiu para o céu noturno. simulou um enorme triângulo apontando para o céu; o céu estrelado destacava a silhueta daquela grande muralha.

Demoramos cerca de dois dias para sair do cânion. Em Basaseachic, à tarde preparamos uma refeição comemorativa. Depois partimos todos para Cuauhtémoc.

Com algumas medições que fizemos durante a expedição, pudemos determinar com alguma precisão a magnitude do El Gigante: 885 m, sem dúvida, o paredão mais alto conhecido até agora no país. E embora o conquistemos com técnicas de espeleologia, de cima a baixo, esta parede e muitas outras aguardam os escaladores.

Fonte: Desconhecido México No. 248 / outubro 1997

Vídeo: Habían gigantes en América del Sur (Pode 2024).