Fim de semana em San Juan del Río, Querétaro

Histórica, colonial e industrial, San Juan del Río foi durante séculos a etapa obrigatória e a porta de entrada para a antiga região mineira de Tierra Adentro. Esta localização privilegiada, somada ao clima ameno e à proximidade com a capital do país, fazem desta cidade o destino preferido de muitos viajantes.

Sexta-feira

19:00 horas

Chegando em San Juan, nos hospedamos no Hotel Colonial central e seguimos para o restaurante Portal de Reyes, localizado nos portais da Avenida Juárez, antes chamada Calle Nacional e que era o Caminho Real de Tierra Adentro para as regiões do prata. Para saciar a fome, pedimos de entrada algumas sopas tradicionais acompanhadas de molho molcajeteada e como prato principal algumas deliciosas enchiladas de Queretaro que, abrigadas dos antigos portais, dão um toque mais Queretanas.

Sábado

10:30 horas

Caminhando alguns metros para o oeste, encontramos o Templo e antigo convento de Santo Domingo, obra concluída por volta de 1691, usado como hospital e asilo para os frades evangelizadores que entravam em Sierra Gorda. Este local também serviu para que os frades dominicanos aprendessem as línguas otomí, pame e jonaz, necessárias para o seu trabalho nas terras selvagens das montanhas. Atualmente abriga a Presidência Municipal, que mantém as portas abertas para ver o pátio.

11:30 horas
Na mesma rua, mas a leste, encontramos a Plazuela del Santuario del Señor del Sacromonte (século XIX), em cuja torre do lado direito se conserva o primeiro relógio público instalado na cidade. Em um dos extremos da praça está a Sala do Museu Ixtachichimecapan, onde a exposição de peças arqueológicas nos leva pela história pré-hispânica da região.

12:30 horas
Na praça embarcamos no bonde turístico, que nos levou a visitar os principais pontos de interesse na companhia de um guia especializado, dando-nos assim um primeiro olhar sobre a cidade.

14:30 horas
Na volta comemos no restaurante La Bilbaína, onde a especialidade é a comida espanhola e onde desfrutamos do movimento quotidiano das ruas.

16:00 horas
A cerca de seis quarteirões fica o Templo do Calvário, um pequeno e belo edifício do século XVIII, que quase sempre está fechado. Caminhamos alguns metros pela mesma rua que vira passarela e chegamos ao antigo Panteão de Santa Veracruz, onde hoje funciona o Museu da Morte, o único do gênero em nosso país. O objetivo do museu é apresentar a morte como fenômeno cultural, apresentando quatro grandes momentos: a morte na Mesoamérica, na Nova Espanha, a laica e a da cultura popular contemporânea.

17:30 horas
Voltamos a descer as ruas e entramos na rua Miguel Hidalgo. Um quarteirão à frente, fomos apresentados à Plaza de la Independencia, localizada no centro geográfico da cidade, onde existe uma fonte recentemente renovada com a Coluna da Independência. Na sua frente encontra-se um complexo religioso constituído pelo Templo Paroquial de Nossa Senhora de Guadalupe, concluído em 1728 e dedicado ao uso dos espanhóis, juntamente com o Templo do Sagrado Coração de Jesus, no qual é venerada a imagem de San Juan Bautista. , patrono da cidade. Todo este conjunto central é rematado pela Plaza de los Fundadores, situada no que até 1854 era o panteão, e que é adornada por um quiosque na parte central e uma placa de bronze onde são mencionados os fundadores.

19:30 horas
Descendo a Calle 16 de Septiembre, encontramos a Casa de Cantera, construída pelo coronel espanhol Esteban Díaz González y de la Campa, entre 1809 e 1810. Iturbide, a caminho de Querétaro em 1821, permaneceu nesta casa apesar de que seu dono era espanhol. Como agora é ocupado pelo restaurante-bar Casa Real, fomos tomar um aperitivo.

Domingo

8:00 horas

Para conhecer os arredores, pegamos a rodovia nº 57 em direção à cidade de Querétaro. Alguns quilômetros à frente está o Hotel Misión La Mansión, instalado em uma bela casa de fazenda do século XVI, onde tivemos a oportunidade de saborear um tradicional café da manhã com churrasco, além de inúmeros pratos mexicanos.

11:00 horas
Continuamos na mesma estrada e começamos a notar como à nossa direita, paralela à estrada, haveria uma enorme falha geográfica que despertou nossa curiosidade. Ao redor do quilômetro 12 há um mirante onde é possível parar o carro e descer para admirar a Barranca de Cocheros, uma imensa falha que canaliza o riacho de mesmo nome em seu fundo e que derrama suas águas na Barragem do Centenário.

12:30 horas

Retornamos a San Juan del Río pela rua Juárez. Quando a rua fica mais estreita quando cruzamos uma ponte de pedra, paramos. É a Ponte da História, construída em 1710 por ordem do vice-rei Francisco Fernández de la Cueva. Devido ao boom da mineração no norte, San Juan del Río serviu como a cidade que deu início ao Caminho de Tierra Adentro e, assim, a ponte se tornou "a porta de entrada para a estrada interior".

13:30 horas
Continuando pela Calle de Juárez, paramos no Templo e Hospital de San Juan de Dios (século XVII) administrado pelos monges Juanino. Apresenta uma fachada barroca muito sóbria e uma decoração interior simples. Um pouco mais à frente, visitamos o Beguinage das Terceiras Irmãs, também com uma fachada sóbria, mas com uma bela decoração barroca digna de conhecer e que, sem dúvida, ficará na nossa memória por muito tempo.

Como conseguir

San Juan del Río está localizado a 137 km a noroeste da Cidade do México. Para chegar lá, você pode pegar a rodovia nº 57 D seguindo nessa direção.

Vídeo: Paseo en Tren Infantil: Fin de Semana en San Juan Del Rio QUERETARO. (Pode 2024).