Rio Xumulá: a foz do inferno (Chiapas)

A selva de Chiapas é uma das regiões mais fascinantes para explorar: é um lugar de rios caudalosos e parece que Chac, deus da chuva, se estabeleceu nesta extensa área arborizada de 200.000 km2 para criar um gigantesco jardim aquático.

O Pachila ou Cabeza de Indios, como é chamado aqui, é um dos mais belos rios do planeta, pois depois de formar cinco belas cachoeiras despeja suas opalescentes águas azuis no verde e misterioso Xumulá.

A primeira coisa que fazemos para preparar nossa expedição é sobrevoar o curso de Xumulá para saber mais sobre sua origem, pois só sabemos que em Chol seu nome significa “muita água saindo da montanha”, e de fato do ar nós Percebemos que este rio corta a montanha em duas, fica encurralado e de repente desaparece como se fosse engolido por uma abóbada gigante para emergir mais à frente das entranhas da terra e formar corredeiras que carregam um volume de água de 20 m3 por segundo, e eles correm para um túnel natural que parece totalmente inacessível.

Em fila indiana, guiados pelos Tzeltals daquela área, descemos uma ladeira lamacenta que se torna cada vez mais íngreme e nos obriga a usar facões com maior força. Poucas horas depois de passar pelo povoado de Ignacio Allende e depois de uma longa caminhada, chegamos ao topo do cânion onde o rio Xumulá explode furiosamente de pedra em pedra antes de descer correndo. Lá limpamos uma clareira para montar o acampamento onde ficaremos por 18 dias de exploração e filmagem.

A primeira coisa que fizemos depois de nos instalarmos foi encontrar um caminho de acesso ao rio e para isso descemos as paredes verticais da ravina, tomando muito cuidado para não confundir a corda que nos sustenta com nenhuma das vinhas que temos que cortar para avançar: trabalho árduo em um ambiente tão quente e úmido. Depois subimos o rio e depois de passar uma curva chegamos ao boquerón, onde tentamos nadar, mas a corrente, muito violenta, nos impede, por isso chegamos à costa sabendo que não é possível explorar este lado.

Na segunda tentativa de acesso chegamos ao topo de uma ponte de pedra onde 100 m abaixo do Xumulá penetra na terra. No andar intermediário da ponte, um afluente derrama suas águas como uma cortina líquida no curso principal, e a névoa e a umidade reinam no local. A corda escorrega na polia e à medida que descemos o barulho aumenta, torna-se ensurdecedor, e a cachoeira espirra na parede do enorme funil. Estamos na entrada do porão: a boca do inferno ... Em frente, numa espécie de panela de 20 m de diâmetro, a água gorgoleja e nos impede de passar; além disso, avista-se um buraco negro: aí começa o desconhecido. Nós nos perguntamos até onde esse líquido turbulento nos levará?

Depois de uma série de travessias de pêndulos, conseguimos nos encontrar do outro lado da caldeira diabólica, na entrada do túnel escuro e fumegante onde a violenta corrente de ar suga as gotas e nos torna difícil vislumbrar o que vem a seguir devido à água que nos atinge. Olhamos para o teto, vemos algumas toras presas a uma altura de 30 metros e nossa imaginação começa a trabalhar no que aconteceria se houvesse um aguaceiro rio acima: uma enchente dessa magnitude e nos tornamos objetos flutuantes não identificados.

Cautelosamente, nos aproximamos do rio. A massa líquida é comprimida em um corredor de dois metros de largura, um espaço ridículo entre duas paredes verticais. Imagine a força da correnteza enrugando a superfície da água! Hesitamos, o barulho nos assalta, passamos o último nó da corda de segurança e somos arrastados como a casca de uma noz. Depois da primeira impressão tentamos frear, mas não conseguimos porque as paredes são lisas e escorregadias; a corda desliza a toda velocidade e na nossa frente só há escuridão, o desconhecido.

Avançamos para usar os 200 m de corda que carregamos e o rio continua o mesmo. À distância, ouvimos o rugido de outra cachoeira enquanto a galeria parece aumentar. Sentimos que nossas cabeças estão roncando por causa do barulho e nossos corpos estão encharcados; é o suficiente por hoje. Agora, devemos lutar contra a corrente, sabendo que cada golpe nos traz a luz.

As explorações continuam e a vida no acampamento não é muito tranquila, já que todos os dias 40 litros de água do rio têm que ser elevados através de 120 m de paredes verticais. Só os dias de chuva nos livram dessa tarefa, mas quando ela continua, tudo vira lama, nada fica seco e tudo apodrece. Após uma semana neste regime de umidade extrema, o material do filme se decompõe e fungos se desenvolvem entre as lentes das objetivas da câmera. A única coisa que resiste é o espírito do grupo, porque a cada dia nossas explorações nos levam mais longe em uma galeria em constante expansão. Que estranho navegar assim sob a selva! O teto é quase imperceptível e de vez em quando o barulho de uma torrente nos assusta, mas são apenas afluentes que caem por fissuras na caverna.

Como tínhamos acabado os 1.000 m de corda que carregávamos, tivemos que ir a Palenque comprar mais para usar quando estávamos contra a corrente, e quando voltamos ao acampamento tivemos uma visita inesperada: os habitantes do a cidade aposentada de La Esperanza, que fica do outro lado da ravina, nos aguardavam armados com facões e rifles; eram muitos, pareciam zangados e poucos falavam espanhol. Nós nos apresentamos e perguntamos por que estão vindo. Disseram-nos que a entrada do sumidouro fica nas terras deles e não nas da outra cidade como nos disseram. Eles também queriam saber o que estávamos procurando abaixo. Dissemos qual era o nosso objetivo e aos poucos eles se tornaram mais amigáveis. Convidamos alguns para descer conosco, o que causou uma explosão de risos, e prometemos passá-los para sua aldeia quando terminássemos a exploração.

Continuamos nossas incursões e navegamos pela incrível galeria novamente. Os dois barcos seguem um ao outro e a câmera filma o que pode ser visto através de uma cortina de vapor. De repente, chegamos a um trecho em que a corrente é calma e enquanto remamos no escuro estamos desenrolando a corda que é o nosso cordão umbilical. De repente, prestamos atenção porque corredeiras se ouvem à frente e ficamos vigilantes. Através do barulho, ouvem-se gritos estranhos que chamam a atenção: são andorinhas! Mais algumas pás e uma luz azulada mal se vê à distância. Não podemos acreditar ... a saída Hooray, nós passamos!

Nosso grito ressoa na cavidade e logo afundaremos com toda a equipe. Ficamos deslumbrados com os raios do sol e todos nós pulamos na água com entusiasmo e entusiasmo.

Durante 18 dias, o Rio Xumulá nos fez viver momentos emocionantes e difíceis. Foram duas semanas de exploração e filmagem neste rio subterrâneo, o mais incrível do México. Por causa de tanta umidade e tanto vapor não sabemos o que foi filmado, mas estamos esperançosos de ter salvado algo apesar do tempo adverso.

As andorinhas vêm saudar-nos pela última vez. Estamos felizes porque conseguimos que o Xumulá revelasse o seu segredo bem defendido. Em pouco tempo, a limpeza de nosso acampamento será invadida pela vegetação novamente e não haverá mais vestígios de nossa passagem. Agora pensamos na festa com o povo de La Esperanza. Como dizer a eles que o tesouro encontrado foi quando o sonho se tornou realidade? O deus da chuva não nos enganou Obrigado Chac!

Vídeo: Foz do Douro, Porto, Portugal, mau tempo, ondas 8 metros by necasdevaladares (Pode 2024).