Viva a Riviera Nayarita. Suas praias, seus cenários ... sua paz

160 quilómetros de costa esperam por si, entre o porto de San Blas e o rio Ameca, na baía de Banderas, para que possa desfrutar do sol e das magníficas paisagens que este corredor turístico tem como objectivo promover o desenvolvimento da região e competir solidamente na mercado de turismo internacional.

Carmen e José Enrique nos receberam em sua casa, que, mais que um hotel, é um projeto de vida. Saímos de Guadalajara muito cedo e após três horas de viagem estávamos em Chacala, a praia mais próxima desta cidade. Decidimos ficar nesta baía, pois geograficamente é a parte média da Riviera Nayarita, e o Hotel Majahua foi o que mais nos atraiu.

Uma cidade de galeria

Majahua é um lugar para conviver com a natureza, meditar, relaxar o corpo, a mente e o espírito e desfrutar da arte e da boa cozinha. O hotel está construído no flanco de uma colina de vegetação exuberante e sua arquitetura se integra harmoniosamente com o ambiente que o cerca e com o relevo acidentado.

Para chegar lá, pegamos um caminho pela selva e depois de cinco minutos já estávamos com nossos anfitriões. José Enrique é engenheiro, chegou a Chacala em 1984 à procura de um local sossegado junto ao mar onde pudesse concretizar o conceito de alojamento e desenvolver um trabalho social. Em 1995 começou a construção de Majahua e simultaneamente começou com o nome de "Techos de México", um projeto comunitário com os pescadores de Chacala para obter doações e financiar a construção de um segundo andar em suas casas, destinado a receber turistas.

Carmen é uma promotora cultural e é por isso que Chacala se tornou uma “cidade galeria”. Exposições fotográficas impressas em telas de grande formato são exibidas na praia, nas arcadas e principalmente nos jardins do hotel - o que se denomina "galeria da selva".

No conforto da selva
Decidimos passar a manhã inteira curtindo o hotel. Apesar de ter apenas seis quartos, a área de Majahua é de um hectare e meio. As suites são espaçosas e todas têm terraço privado. O jardim é imenso e há muitas áreas de estar e redes.

Naquela época era difícil definir qual era nosso lugar favorito; a esplanada do restaurante, de onde pode desfrutar do mar; a área de ioga e meditação; ou o spa, que é alcançado por meio de pontes suspensas. Mais tarde desfrutaríamos de cada um deles de uma maneira especial. Percorremos a "galeria da selva", cujos quartos são as calçadas e os terraços voltados para o mar.

Lá estão expostas o Flight, 21 fotografias de Fulvio Eccardi sobre as aves do México, que desta forma transportam o quetzal, a águia-pesqueira, a cegonha-jabiru e a patola-de-pés-azuis -entre outras espécies- para a selva de Chacala. E o tema da exposição não é por acaso, já que a baía é um observatório natural de aves. Na hora do almoço decidimos descer à localidade onde há um bom número de quiosques que competem entre si para oferecer o melhor da gastronomia local.

A baía celestial

Após a refeição nos dedicamos a conhecer a baía. Chacala tem uma população de aproximadamente 500 habitantes, a maior parte dedicada à pesca e, durante uma década, ao turismo. A baía foi descoberta em 1524 pelo explorador espanhol Francisco Cortés de Buena Ventura, sobrinho de Hernán Cortés. Não pudemos evitar a tentação de caminhar descalços pela praia de areia fina e dourada até chegarmos aos quebra-mares naturais e ao farol.

Mais adiante está Chacalilla, uma praia particular de águas calmas e verde-esmeralda, ideal para mergulho e caiaque. Incapazes de avançar mais, exploramos os quebra-mares em busca de vestígios de pinturas rupestres, comuns na área. A 30 minutos de Chacala, na direção de Puerto Vallarta, está a zona arqueológica de Alta Vista, onde 56 pinturas rupestres estão preservadas nas margens de um riacho cuja idade não pode ser especificada com precisão. Além de seu valor histórico, este local é atualmente um local sagrado onde os Huichols vão para deixar suas oferendas e realizar cerimônias.

Refazendo nossos passos, nos abrigamos do sol sob a sombra de palmeiras e mangueiras e bananeiras. O crepúsculo da tarde foi passado deitado na areia olhando o pôr do sol, deslizando suavemente sobre o mar, atrás dos barcos de pesca. Na volta ao hotel nos esperava um espeto de camarão marinado em molho de ostra.

Baía de Matachén

Com o canto dos pássaros, o murmúrio do mar e um sol que se filtrava pela folhagem do nosso terraço, acordamos no dia seguinte. Apenas tomamos um café e vamos imediatamente para San Blas. O plano era chegar ao porto e de lá retornar novamente, parando nas principais praias da Baía de Matachén. Paramos para o café da manhã em Aticama, 15 quilômetros antes de chegar a San Blas, pois nos haviam avisado que este lugar é um importante produtor de ostras-pedra. Foi durante a época colonial um refúgio para navios piratas e bucaneiros que assolaram a costa do Pacífico.

Chegando a San Blas, subimos ao Cerro de Basilio para apreciar desde o antigo prédio da Contaduría uma vista incomparável do porto histórico de onde partiram os navios espanhóis para a conquista das Californias. Para nos refrescarmos do calor crescente, nos refugiamos em quiosques na praia, famosos por sua grande variedade de peixes e frutos do mar.

Na saída do porto, embarcaremos no Conchal para fazer uma excursão pelos manguezais de La Tobara e o crocodilo. El Borrego e Las Islitas são as praias mais próximas do porto, mas não paramos nossa marcha até chegarmos a Los Cocos, que, como o próprio nome indica, está coberta por palmeiras de água e cocos de óleo. A inclinação é suave e o swell é constante, facilitando a prática do surf.

Na praia seguinte, Miramar, chegamos com a intenção de fazer um banquete. Os restaurantes deste local têm a merecida reputação de serem um dos melhores da região. É assim que podemos verificar isso. À nossa mesa desfilaram, por ordem de aparecimento, camarão com aguachile, barata de camarão -os nossos favoritos- e o essencial sarandeado de peixe. Não tivemos muito tempo para caminhar pela praia, mas pudemos observar sua extraordinária paisagem.

Estávamos com pressa para chegar a Platanitos, onde nos haviam recomendado ver o pôr do sol. É uma praia ampla que fica em mar aberto, onde chegam as tartarugas marinhas para desovar. Como não haviam previsto, o pôr-do-sol foi extraordinário e intoxicado por aquela magia da natureza, voltamos para Chacala.

Fechando com um floreio
Apesar dos pássaros, das ondas e do sol, no dia seguinte não acordamos tão cedo, agora tomamos café da manhã no terraço do hotel. Nosso caminho nos levaria ao sul da Riviera Nayarit e, como no dia anterior, começaríamos a retornar do ponto mais distante. Demoramos duas horas para percorrer as curvas e o trânsito intenso, os 100 quilômetros que separam Chacala de Nuevo Vallarta.

A primeira parada foi em Bucerías, uma típica cidade com ruas de paralelepípedos onde se pratica a pesca de alto mar, já que em suas águas encontram-se espécies muito cobiçadas como o veleiro, o marlin e o dourado. A partir daí tomamos a estrada costeira que circunda Punta Mita, até chegar a Sayulita, um pequeno porto pesqueiro e seguiremos em direção a San Francisco, Lo de Marcos e Los Ayala, vilas de pescadores com praias tranquilas onde o surf é costume.

Uma infraestrutura turística muito mais desenvolvida se encontra em Rincón de Guayabitos; grandes hotéis e restaurantes, suítes, bangalôs, bares e boates. É possível mergulhar nesta praia, praticar pesca esportiva e passear pela baía em barcos com fundo de vidro. Nossa última parada foi a Peñita de Jaltemba, uma ampla enseada de águas mornas que banha outra vila de pescadores.

Na estrada encontramos um botanero familiar onde voltamos a saborear as baratas de camarão, dessa maneira particular que eles têm em Nayarit de banhar os camarões em molho Huichol e fritar na manteiga. Uma hora depois, estávamos de frente para o mar, desfrutando de aromaterapia no spa Majahua. De lá, vimos o sol se pôr.

Já relaxados, descemos para a esplanada do restaurante. Havia uma mesa iluminada por velas, destinada a nós. E na cozinha, José Enrique preparou um filé de dourado marinado em manga e chile de arbol. Ele mal nos viu e nos ofereceu uma taça de vinho branco. Assim selamos com floreio uma viagem inesquecível pela Riviera Nayarita.

5 essenciais

• Observe pássaros na baía de Chacala.
• Descubra os petróglifos de Alta Vista.
• Coma bastante ostras de pedra e baratas de camarão.
• Passeio pela Bahia de Guayabitos de barco com fundo de vidro.
• Faça uma excursão pelos manguezais de La Tobara.

Da onda para a panela

Chacala significa em Nahuatl "onde há camarão" e, de fato, aqui eles estão em abundância. São preparadas de várias maneiras e cada palapa ostenta sua receita especial. Mas não só a oferta gastronômica da baía se limita a eles.

Como conseguir

O aeroporto mais próximo é Puerto Vallarta. Para chegar a Chacala, existem várias possibilidades, você pode pegar um táxi do aeroporto, ou um ônibus de Puerto Vallarta para Las Varas e de lá um táxi para Chacala. Os ônibus saem a cada dez minutos de Puerto Vallarta para Las Varas.

De carro, saindo da Cidade do México, pegue a rodovia Occidente, atravesse Guadalajara e antes de chegar a Tepic, pegue o desvio para Puerto Vallarta. Ao chegar à localidade de Las Varas, faz-se o desvio para Chacala. O tempo aproximado de carro da Cidade do México até Chacala é de 10 horas.

Vídeo: Isla Marietas, paraíso de Nayarit (Pode 2024).