Fim de semana na cidade de San Luis Potosí

Passe um fim de semana incrível nesta cidade colonial.

A bela e imponente cidade de San Luis Potosí, capital do estado de mesmo nome, é caracterizada pelas ricas construções de pedreiras barrocas que se destacam do elegante mas severo estilo neoclássico que predomina no centro da cidade, que foi declarada Patrimônio Histórico em 1990. Actualmente estão a ser efectuadas obras de reabilitação nesta zona, nomeadamente nas suas calçadas e nas fachadas de alguns casarões. Estão a ser reparados os pavimentos e paralelepípedos das ruas e passeios, com os quais o percurso, já interessante por si, será mais seguro e compensador.

A cidade de San Luis Potosí está localizada a 613 km da Cidade do México e é acessada pela rodovia federal nº. 57

SEXTA-FEIRA

Após a nossa chegada na cidade nos foi recomendado ficar no HOTEL REAL PLAZA, localizado na Avenida Carranza, uma rua longa e movimentada com um canteiro central onde estão localizadas muitas lojas e butiques.

Uma vez instalados, saímos para jantar. Na referida avenida existe uma grande variedade de restaurantes, para todos os gostos. Decidimos ir direto para LA CORRIENTE, a duas quadras do hotel em direção ao centro. É uma casa antiga e imponente adaptada como restaurante e bar. É muito bonito por dentro, com plantas penduradas, quadros nas paredes e um acervo fotográfico da antiga San Luis; na entrada há um mapa de parede do estado com suas zonas climáticas. O jantar é excelente: enchiladas de Huasteca com cecina ou chamorro pibil. O pós-jantar é muito agradável, com um guitarrista que canta músicas sem estridência. Que delícia falar assim!

SÁBADO

Depois de um descanso tranquilo e sossegado, estamos prontos para explorar a cidade. Seguimos para o centro, para a PLAZA DE ARMAS, para tomar café da manhã no LA POSADA DEL VIRREY, um dos restaurantes mais tradicionais de San Luis. Lá, desde cedo, cafeicultores e amigos se reúnem para conversar sobre suas coisas, as novidades do dia e mudar o mundo. "Viver" com eles é entrar em um ambiente típico das pequenas cidades. No segundo andar encontra-se uma coleção de fotografias antigas e assim descobrimos que esta casa se chama CASA DE LA VIRREINA ou “de la Condesa”, porque aqui viveu a senhora Francisca de la Gándara, que era esposa de Dom Félix María Calleja e , portanto, o único “vice-rei” mexicano.

A maioria das lojas ainda está fechada e ficamos sabendo que a loja costuma abrir por volta das dez horas. Como já estamos no centro, iniciamos nossa exploração na CATEDRAL, um belo recinto que combina os estilos barroco e neoclássico. É composta por três naves e possui vitrais e imagens em mármore de Carrara dignas de serem apreciadas ao pormenor, para além do altar.

Em seguida, em frente à praça, visitamos o PALÁCIO MUNICIPAL, do século XIX, que antigamente abrigava as Casas Reais, e que por algum tempo foi residência episcopal. À medida que subimos as escadas, vemos um belo vitral com o brasão da cidade. Do outro lado da praça está o PALACIO DE GOBIERNO, cuja construção teve início no final do século 18. É um grande recinto que foi sofrendo modificações ao longo do tempo. No piso superior encontram-se várias salas que podem ser visitadas, como a dos Governadores, as Recepções e a Sala do Fidalgo. Destaca-se uma sala de museu, com figuras de cera de Benito Juárez e da Princesa de Salm-Salm que representam a cena em que esta última de joelhos pede ao presidente o perdão de Maximiliano de Habsburgo, e Juárez o nega. Esta é uma passagem da história nacional que aconteceu justamente neste palácio de San Luis.

Direcionamos nossos passos para a PLAZA DEL CARMEN onde planejamos visitar três pontos de interesse. A primeira coisa que chama a atenção é o TEMPLO DEL CARMEN, com um estilo churrigueresco único em sua fachada; dentro do barroco, o plateresco e o neoclássico se combinam. Data de meados do século XVIII e albergava a ordem dos Carmelitas Descalços. À esquerda do altar está a suntuosa fachada plateresca rematada em argamassa que dá lugar ao CAMARÍN DE LA VIRGEN - o orgulho de todos os Potosinos. Este recinto é uma capela em forma de concha forrada a folha de ouro. Uma maravilha.

Continuamos nossa exploração no TEATRO DE LA PAZ dentro do qual podemos admirar algumas figuras de bronze e murais de mosaico. Para fazer uma pausa fomos ao CAFÉ DEL TEATRO, na esquina, e saboreamos um bom cappuccino para recuperar as energias.

No café descobrimos que há um quarto local que teremos de visitar e que não fazia parte do nosso programa: o MUSEU DAS TRADIÇÕES DE POTOSIN. Este museu, praticamente desconhecido, está situado junto ao Templo de Carmen e é constituído por três pequenas salas, nas quais se destacam as representações de algumas irmandades durante o desfile da famosa PROCESSÃO DE SILÊNCIO, que decorre na sexta-feira à noite. da Semana Santa.

Por fim, entramos no MUSEU NACIONAL DA MÁSCARA, que fica em frente ao teatro. A casa que o abriga é neoclássica, coberta com pedreira como quase todo o centro histórico da cidade. Por dentro, desfrutamos de inúmeras máscaras de vários cantos do país. Vale a pena conhecer.

No final da visita percebemos que o alvoroço diminuiu. San Luis descansa, é hora da sesta e não temos escolha a não ser fazer o mesmo. Estamos procurando um lugar para comer. No nº 205 da Rua Galeana encontramos o RESTAURANTE 1913, que se encontra inserido numa casa restaurada há poucos anos. Lá eles servem comida mexicana de diferentes regiões, e como aperitivo pedimos gafanhotos de Oaxaca.

Depois de um descanso no hotel, renovamos o espírito de conhecer mais esta cidade surpreendente. Voltamos ao centro histórico e vamos direto ao complexo do EX CONVENTO DE SAN FRANCISCO. Entramos no MUSEU REGIONAL DE POTOSINO pela primeira vez porque descobrimos que fecha às sete. No andar térreo, admiramos objetos pré-hispânicos, principalmente da cultura Huasteca. Em uma das salas, destaca-se a figura do “adolescente Huasteco”, descoberta no sítio arqueológico EL CONSUELO, no município de Tamuín.

No segundo andar descobrimos uma capela, única no gênero no país por se encontrar justamente no segundo andar. É a CAPELA ARANZAZÚ de majestoso estilo barroco. Do lado de fora desta capela, na PLAZA DE ARANZAZÚ, está outro orgulho de San Luis: uma janela única de estilo churrigueresco.

Para digerir tudo o que vimos até agora, sentamos em um banco no bucólico JARDÍN DE SAN FRANCISCO, conhecido como “Jardim Guerrero”. A tarde está caindo e começa a esfriar. As pessoas caminham sem pressa, aproveitando o momento enquanto os sinos dobram para a missa. Antes do início da missa na IGREJA DE SÃO FRANCISCO, entramos para admirar mais uma das joias barrocas da cidade. As pinturas a óleo e a decoração são lindas, assim como as oferendas votivas em vidro, em forma de caravela, penduradas na cúpula. No entanto, nada se compara às riquezas da sacristia. Com um pouco de sorte você poderá visitá-la, pois costuma estar fechada.

San Luis não parece ter uma vida noturna muito ativa, pelo menos não em seu centro. Estamos exaustos e procuramos um lugar tranquilo para jantar. Há algum tempo, quando passávamos no antigo complexo do convento, vimos um restaurante que queríamos ter uma esplanada. Vamos la. É o RESTAURANTE CALLEJÓN DE SAN FRANCISCO. Embora não ofereça comida típica regional, qualquer prato é muito bom e sentar-se na esplanada, sob um céu estrelado e temperaturas amenas, é muito agradável.

DOMIGO

Devido à pressa de sair para explorar a cidade, ontem não tivemos tempo de desfrutar das vistas panorâmicas do alto do hotel. Hoje fazemos isso e percebemos que San Luis é uma cidade na planície, rodeada de morros.

Tomamos café da manhã no LA PARROQUIA, outro lugar típico de San Luis, localizado em frente à PLAZA FUNDADORES, na Avenida Carranza. Potosine enchiladas são obrigatórios.

Consultamos nosso guia turístico e mapa para decidir o que fazer hoje. Há muitas coisas que gostaríamos de saber, mas o tempo não nos alcançava. Os sete bairros, outros museus, dois parques recreativos, a Barragem de SAN JOSÉ, mais igrejas e, como se não bastasse, os arredores da cidade, como a antiga vila mineira CERRO DE SAN PEDRO, a apenas 25 km, algumas quintas , ou MEXQUITIC DE CARMONA, 35 km em direção a Zacatecas, onde existe um zoológico, e o MUSEU VILETA DE CIÊNCIAS NATURAIS DE JOSÉ. Iniciamos a nossa exploração caminhando um pouco para visitar as capelas e o edifício da RECTORÍA DE LA UASLP, antigo convento jesuíta.

Caminhamos para o sul pela rua Zaragoza, a maior via de pedestres do país, que mais tarde se tornou a Avenida Guadalupe, para ver um dos ícones da cidade: LA CAJA DE AGUA, um monumento neoclássico inaugurado em 1835; em suas origens fornecia água da Cañada del Lobo; hoje é um ponto que todo visitante deve saber. Perto está o RELÓGIO ESPANHOL. É uma doação feita à cidade pela comunidade espanhola no início do século XX. Através de um vidro na base do pedestal você pode ver o maquinário de um relógio tão único.

Seguimos para o sul ao longo do canteiro central pedonal da estrada arborizada, até chegar ao SANTUÁRIO DE GUADALUPE, também conhecido como “Basílica Menor de Guadalupe”. Este recinto, concluído em 1800, vale a pena ser apreciado ao pormenor porque é um dos melhores exemplos da transição entre o barroco e o neoclássico. Há uma oferta votiva de vidro semelhante à que vimos ontem na igreja de São Francisco.

No caminho de volta, pegamos outra rua para ver a praça e o TEMPLO DE SAN MIGUELITO, o bairro mais tradicional da cidade, embora não o mais antigo, já que Santiago e Tlaxcala foram fundados em 1592, e San Miguelito em 1597. Chamava-se originalmente bairro da Santísima Trinidad e em 1830 assumiu o nome atual.

Ao longo do percurso apreciamos a arquitetura local nas casas com fachadas sóbrias e janelas de ferreiro. Tudo muito bem conservado.

Como não queremos encerrar nossa visita e ficarmos curiosos, pegamos um táxi para visitar o PARQUE TANGAMANGA I, outro orgulho dos Potosinos. É um local de lazer que conta com instalações esportivas, desde pistas de cooper, campos de futebol e pistas de bicicleta e motocross, até campos de tiro com arco. Há também creches, dois lagos artificiais, playgrounds, quiosques com churrasqueiras, dois teatros, um observatório com seu planetário, o spa TANGAMANGA SPLASH e o MUSEU DE ARTES POPULARES. Por ser um domingo típico com céu claro e azul intenso, sol forte e temperatura amena, o parque está muito cheio.

Depois de comprar dois dos produtos mais típicos da cidade: os chocolates Constanzo e os queijos de figo-da-índia, fomos comer no restaurante RINCÓN HUASTECO, na Avenida Carranza. A Huasteca cecina é altamente recomendada, e hoje, sendo domingo, também oferecem o zacahuil, aquele gigantesco pamonha Huasteco. Delicioso!

A visita a San Luis termina. Sabemos tantas coisas em tão pouco tempo. No entanto, sentimos que mal avistamos uma cidade que tem grandes recantos e segredos à espera do visitante. Perdemos, entre muitas outras coisas, o passeio no caminhão de turismo, mas será da próxima vez.

Vídeo: San Luis Potosí (Pode 2024).