O Socavón (Querétaro)

Falar da Sierra Gorda é falar de missões, história, beleza acidentada e grandes cavidades, entre elas o Sótano del Barro e o Sotanito de Ahuacatlán, famoso no campo espeleológico mundial por ser o mais representativo da região. Porém, neste estado existe outro porão de grande magnitude e beleza que não é mencionado. Quero dizer El Socavón. 1

Desejando que um dia, não muito longe do México, as cavernas deixem de ser consideradas a aventura romântica de poucos para abrir caminho para a ciência, apresento esta nova experiência que, acredito, vai despertar o interesse em conhecer e compreender a vida que flui. as cavernas de nosso país.

A Sierra Gorda faz parte de uma grande cadeia montanhosa pertencente à Sierra Madre Oriental. É um alinhamento de montanhas calcárias cuja direção geral é nordeste-sudeste. Seu comprimento aproximado é de 100 km e sua largura máxima é de 70 km; Politicamente, pertence em grande parte ao estado de Querétaro, com algumas pequenas porções em Guanajuato e San Luis Potosí, e tem aproximadamente 6.000 km2. A rodovia número 120 é atualmente o principal acesso a esta região e parte da população de San Juan del Río, Querétaro.

Saímos da Cidade do México e fomos para o povoado de Xilitla, no coração da Huasteca Potosina, onde chegamos às 6 da manhã. Após descarregar o equipamento do ônibus, embarcamos em um caminhão que com o mesmo horário parte para a cidade de Jalpan. Cerca de uma hora de caminhada e chegaremos a La Vuelta, o lugar de onde começa, à direita, um caminho de terra que leva a San Antonio Tancoyol; Antes de chegar a esta última localidade, encontrará Zoyapilca, onde deverá desviar pelo caminho que conduz a La Parada, o último ponto habitado, aninhado num grande vale de contrastes verdes. A distância aproximada de La Vuelta até este ponto é de 48 quilômetros.

A ABORDAGEM

Como sempre, o principal problema em lugares remotos e de difícil acesso é o transporte, e neste caso não foi exceção, pois não tínhamos veículo próprio, tivemos que esperar uma van para subir a La Parada. Felizmente a sorte não nos abandonou e conseguimos transporte relativamente cedo, porque domingo é dia de feira em La Parada e desde a noite anterior surgiram várias carrinhas carregadas de mercadorias, que sem grandes problemas podem transportar um pequeno grupo.

Já é quase noite quando descarregamos as mochilas do caminhão; Ainda faltam duas horas de luz e temos que iniciar a marcha até à gruta, que se situa a cerca de 500 m antes de chegar à estância Ojo de Agua. Como sempre, a corda é o principal problema pelo seu peso: tem 250 metros e todos enlouquecemos para ver quem serão os "sortudos" que a levarão, já que, além disso, as mochilas vêm cheias de água, comida e equipamentos . Tentando ir mais leve, pensamos em pegar um horro que levasse a carga, mas infelizmente o dono dos animais não está e outro, que também está, não quer nos levar porque está escurecendo. Com muita tristeza e todo sol não temos escolha a não ser colocar as mochilas e começar a escalar. E lá vamos nós um "pack" de quatro espeleólogos cansados ​​com 50 m de corda cada. O tempo da tarde é fresco e o cheiro a pinho invade o ambiente. Quando escurece, acendemos as lâmpadas e continuamos a marcha. A princípio nos disseram que era uma caminhada de duas horas e com base no exposto concordamos em caminhar esse tempo e acampar para não ir além do nosso objetivo, já que é mais difícil localizar uma cavidade à noite. Dormimos à beira da estrada e com os primeiros raios de sol a delinear as montanhas montamos acampamento. Ao longe ouço o canto de um galo que vem de uma aldeia chamada El Naranjo, vou até ele para perguntar sobre o Socavón e o dono gentilmente nos diz que nos levará.

Continuamos subindo o caminho até uma colina onde uma porta de madeira está localizada no meio de uma bela paisagem arborizada. Começamos a descer e de repente, ao longe, avistamos um belo e imponente sumidouro no fim do qual podemos distinguir a cavidade. Empolgados, apressamo-nos e percorremos um caminho coberto de abundante vegetação que conduz diretamente ao sumidouro onde se encontra este belo precipício.

A beleza da paisagem é ampliada por um bando de papagaios que, voando pelo céu sobre a foz do abismo, nos recebem com alvoroço louco e depois se perdem entre a exuberante vegetação do abismo.

VIAJANDO SEU DENTRO

Uma rápida olhada no embasamento e sua topografia indicam que a descida deve ser feita a partir da parte mais alta da boca. Deixamos na margem um pouco da comida e outras coisas que não usaremos e nosso simpático guia sobe pelo lado esquerdo, contornando a boca e abrindo o caminho com o facão. Nós o acompanhamos com o equipamento necessário e com muita cautela.

Em uma pequena clareira, amarrei a corda a um tronco grosso e me abaixei até ficar vazia, de onde observei o fundo do primeiro tiro e o imenso funil cheio de vegetação. Andamos mais alguns metros e escolhemos o local de descida, que procedemos à limpeza.

É importante mencionar que a topografia desta cavidade feita pelos americanos apresenta um erro, em virtude do tiro não ser totalmente vertical como relatado, já que a 95 m, após a rampa que forma o funil, outro menor que interrompe a descida que faz com que o fuste perca a vertical e se desvie cerca de 5 m sob o que seria a abóbada da grande sala interior, tornando imprescindível uma divisão neste local, que se reduz a 10 m de diâmetro.

Desço aqui, observo a morfologia do poço e subo novamente para deslocar a instalação alguns metros e vejo a possibilidade de o cabo passar exatamente pelo centro do funil. Uma vez subimos pelo ancoradouro e agora é meu companheiro Alejandro quem desce; depois de alguns minutos sua voz é ouvida da rampa ... livre !!! e peça a outra pessoa para descer. É a vez de Carlos se encontrar com Alejandro para preparar o segundo tiro. A descida nesta parte é colada à parede por uma série de molas (a maior, a última, mede entre 40 e 50 m) para as quais existe muito atrito na corda, embora os pés estendidos ajudem um pouco a fazê-la retire a parede. Um detalhe importante; É necessário ter cuidado para que a corda não se enrosque ao chegar às rampas, o que é um pouco incômodo, por isso sugere-se baixar apenas a quantidade necessária para alcançá-las. Assim que o primeiro espeleólogo for assegurado, você pode se encontrar com outra pessoa para montar a parte final e o resto do grupo pode descer sem problemas.

Talvez para algumas pessoas que estão iniciando nesta bela atividade, o cuidado que deve ser dispensado às cordas pareça exagerado, mas com o tempo e a experiência, principalmente a adquirida ao descer grandes abismos, aprendem que não é nada menos aquela vida que depende deles.

Terminado o tiro, desce uma rampa com cerca de 65 ° de declive e 50 m de comprimento, causada por um grande acúmulo de blocos caídos, produto de um antigo desabamento. Nesta última parte o piso é constituído por sedimentação endurecida de calcário, lama consolidada e pequenas rochas; Existem também algumas estalagmites com cerca de 1m de altura, assim como vários troncos que caíram do exterior, provavelmente arrastados pela água e que serviram para fazer uma fogueira que tornava mais agradável a estada no fundo frio.

Enquanto nossos companheiros exploram o fundo, aqueles de nós que ficam acordados têm que suportar uma terrível inundação; em questão de minutos e sem nos dar tempo para nada, a natureza se enfurece conosco. Os trovões e o céu quase negro impressionam e por mais que tentemos nos cobrir entre as árvores, a chuva densa nos atinge de todos os lados. Não há abrigo rochoso para nos proteger e temos que ficar à beira do abismo, atentos a qualquer imprevisto, pois dois grandes blocos se desprenderam por causa da umidade que felizmente não é problema para nossos companheiros de fundo, mas os deixam nervosos . Ficamos tão entorpecidos que nem pensar no jantar nos anima. Martín tem a ideia de fazer uma fogueira e nos pergunta se achamos que a lenha vai queimar molhada.

Com grande cepticismo da minha parte, respondo negativamente, aninho-me na manga junto a uma pedra e adormeço. O tempo passa devagar e acordo com o estalar de ramos quando são devorados pelo fogo. Martín conseguiu o que parecia impossível; nos aproximamos da fogueira e uma agradável sensação de calor percorre nossa pele; Grande quantidade de vapor começa a sair de nossas roupas e, uma vez seco, nosso ânimo volta.

É noite quando ouvimos a voz de Carlos que se eleva. Preparamos sopa quente e suco que oferecemos assim que o equipamento é retirado; algum tempo depois, Alejandro aparece e nós os parabenizamos. O objetivo foi alcançado, a vitória é de todos e só pensamos em dormir perto da fogueira. No dia seguinte, após um último café da manhã onde destruímos tudo comestível, retiramos a corda e verificamos o material. É meio-dia quando com um sentimento de tristeza nos despedimos de El Socavón e começamos a descer as montanhas cansados. Nossas escassas reservas de energia são consumidas em um duro jogo de basquete com as crianças da cidade, que termina nossa fugaz estada na famosa Sierra Gorda em Queretaro, porque El Socavón continuará ali para sempre, esperando que outros iluminem seu interior.

O Socavón é habitado por uma pequena população de papagaios, que ainda não foi estudada. No entanto, Sprouse (1984) menciona que são provavelmente da espécie Aratinga holochlora, a mesma à qual pertencem os que habitam o famoso Sótano de las Golondrinas, próximo à região.

Fonte: Desconhecido México No. 223 / setembro de 1995

Vídeo: Socavón en Querétaro; un coche cae (Pode 2024).