Piedra Volada, a cachoeira mais profunda do México (Chihuahua)

Foi por volta de 1979 ou 1980 quando Alfonso Paz, integrante do Grupo de Espeleologia Ciudad Cuauhtémoc, ouviu o boato de que na Serra Tarahumara havia uma cachoeira mais alta que a de Basaseachi, considerada a mais alta do México, com queda de 246 m.

Porém, não foi até 1986 que o grupo localizou esta cachoeira, depois que a Barranca de Candameña, uma das mais profundas da serra, foi explorada pela primeira vez. Candameña nasce justamente com a cachoeira Basaseachi, e depois de um dia de caminhada pelo desfiladeiro, chegaremos ao cânion do riacho Cajurichi, onde se localiza a grande parede vertical de Piedra Volada.

Em março de 1994 passei pela Barranca de Candameña na companhia do Grupo de Espeleologia Ciudad Cuauhtémoc e pude apreciar a grande cachoeira pela primeira vez, embora naquela época tivesse pouca água e não tentássemos chegar até sua base. Posteriormente, em fevereiro de 1995, Fernando Domínguez, grande conhecedor do Parque Nacional Basaseachi, conseguiu-me um excelente guia que sabia como chegar à cachoeira por cima. Na ocasião, Cuitláhuac Rodríguez e eu, guiados pelo Sr. Reyes Méndez, caminhamos duas horas dentro do parque, seguindo o córrego Piedra Volada por um bom trecho, até chegarmos ao topo da cachoeira. Aquela zona do parque era quase virgem, sem morte, e Reyes disse-nos que depois de Fernando Domínguez éramos os únicos a visitar o local, o que verificámos amplamente quando vimos uma manada de javalis, um pássaro coa (um dos mais bellas de la sierra consideradas em perigo de extinção), um casal de cholugos (uma espécie de texugo), bem como vários animais da região.

Do alto da cachoeira não dá para observar a cachoeira, a não ser que se baixe alguns metros com um cabo, e foi isso que fizemos. Olhei muito para ela e calculei que seria em torno de 300 m. Desta cachoeira você tem acesso a uma das vistas mais impressionantes de toda a Serra Tarahumara. A vista do Canyon Candameña é verdadeiramente espetacular e supera em muito a vista do mirante Basaseachi.

Ficamos tão impressionados que começamos a fazer planos para vir no tempo chuvoso (quando a cachoeira está em sua vazão máxima), descer, medir e saber exatamente sua altura.

A princípio pensamos que da próxima vez iríamos “repelir” * para sair pelo rio Candameña, mas havia dois problemas: por um lado, Reyes, nosso guia, nos disse que ninguém havia conseguido chegar ao fundo da cachoeira porque havia uma cachoeira pelo menos 20 me uma rocha vertical maior que impedia o acesso. Portanto, no fundo da cachoeira e no pequeno cânion onde ela cai era um território intocado pelo homem até então. Por outro lado, contornar Candameña implicaria, no melhor dos casos, um dia inteiro de viagem, e isso sem contar que o rio ficaria cheio. Assim, optamos pelo “rapel” e pela saída com elevadores no mesmo cabo, pensando que a saída nos levaria no máximo algumas horas; bem, nós pensamos assim.

O PONTO DE VISTA HUAJUMAR

No mês seguinte, Fernando Domínguez, vários amigos e eu fomos a um mirante de onde se avista a cachoeira Piedra Volada em sua totalidade. Este mirante está localizado em frente ao cânion Candameña e é alcançado pela pequena comunidade de Huajumar. Dela, a cachoeira é totalmente apreciada e o percurso do riacho Piedra Volada pode ser estimado a partir do ponto onde ele cai.

Após estas duas visitas pude avaliar o problema de uma descida até esta cachoeira, e propus aos meus amigos do Grupo de Espeleologia da Cidade de Cuauhtémoc que realizássemos a expedição. Eles aceitaram com entusiasmo e começamos a nos preparar, tanto física quanto tecnicamente. Programamos a data da descida para meados de setembro, altura em que os rios e ribeiros das montanhas costumam atingir os seus caudais máximos.

A EXPEDIÇÃO

Um mês antes da descida, o Dr. Víctor Rodríguez Guajardo, integrante do grupo, sobrevoou a cachoeira, que já carregava uma grande quantidade de água, e tirou uma série de fotos magníficas que aproveitamos para finalizar os detalhes da logística. Planejamos a expedição de 14 a 17 de setembro. Seríamos oito pessoas: Óscar Cuán, José Luis Chávez, Alfonso Paz, Cuitláhuac, Salvador e Víctor Rodríguez, Raúl Zárate e um servidor.

No dia 14, Chava Rodríguez e eu chegamos a Basaseachi, com mais de 700 m de cabo e uma grande quantidade de equipamentos. Fernando Domínguez já tinha nos arranjado um cavalo para carregar o material, e mais uma vez Reyes e seu filho seriam os nossos guias. Montamos acampamento base em uma caverna próxima, a cerca de 45 minutos a pé da cachoeira. Na verdade, você poderia chegar lá com o cavalo, já que o resto era intransitável para as feras. À tarde movemos todos os cabos e equipamentos para a beira da cachoeira. Para chegar lá, era preciso atravessar o riacho e caminhar grande parte de sua margem, imerso na água. Cerca de 100 m antes da cachoeira, uma queda de 8 m de queda nos obrigou a fazer um pequeno desvio que implicou em uma desescalada de aproximadamente 30 m, já que era impossível “rapel” o santo por estar totalmente canionado e por haver uma grande piscina que impede o acesso, a menos que tivéssemos nadado alguns metros, mas isso teria sido o mais complicado, principalmente carregar equipamento. A chuva caiu o dia todo; já fazia dois dias e duas noites que não havia parado nas montanhas, e naquela noite também choveu.

O dia 16 amanheceu ensolarado e o fluxo da água do riacho caiu o suficiente para que pudéssemos atravessar. Nesse dia nossos amigos nos alcançaram e instalamos um cabo de 320 m de comprimento para a descida da grande cachoeira. Colocamos a linha o mais longe possível da cachoeira para evitar que o cabo penetrasse na torrente d'água, mas devido à topografia do terreno não conseguimos, e na última parte da cachoeira a corda cruzou uma área de forte brisa . Por isso, no momento não sabíamos se o cabo chegava ao fundo do cânion ou não.

O primeiro a descer seria eu, e já o Dr. Víctor Rodríguez Guajardo. Desci alguns metros com uma corda auxiliar e me acomodei na linha principal; Eu teria caído cerca de 15 m quando percebi que o cabo não chegava ao fundo. Victor veio até onde eu estava com a linha auxiliar e confirmou minha gratidão. Voltamos e puxamos o cabo juntos, enquanto Víctor e Chava iam para o acampamento por um cabo de 170 m que havíamos deixado ali. Ao cabo grande adicionamos esta linha e novamente instalamos a corda. Surpresos, corroboramos que a cachoeira Piedra Volada é bem maior que a de Basaseachi.

DIMINUIR

Às 7 da manhã. No dia 17 saímos do acampamento base rumo à cachoeira. Às 9 da manhã. Comecei minha descida. Eu estava sozinho antes do abismo; no início a descida é pesada porque a tensão do cabo no descendente é muito grande; na verdade, é preciso puxar o cabo para baixo. A vista da enorme cachoeira que caía ao meu lado e do desfiladeiro Candameña ao fundo que brilhava com o rio e suas paredes verticais, era verdadeiramente fantástica. Na metade da descida, a água da cachoeira começou a cair. No início era em intervalos, já que as fontes de correntes de ar que são geradas no cânion conseguem desviar o jato d'água, mas logo o molhado foi constante. Então desci no meio da seção e quando cheguei ao nó que unia os dois cabos estava absolutamente encharcado.

Não tive problemas em saltar o nó, embora o fizesse em chuva contínua e muito forte. A última parte da descida foi crítica, pois o cabo penetrou totalmente e a água me fez sentir como se estivesse sob um chuveiro de pressão. Por isso, nos últimos 50 m desci em grande velocidade, mas não é por isso que o espetáculo de estar dentro dessa imensa cachoeira deixou de me impressionar. A forte brisa atingiu as paredes rochosas, formando imediatamente imensos escoamentos e novas cachoeiras que atingiram o fundo. Levei uma hora para descer.

UM SITE NUNCA TALISADO

Cheguei ao fundo, encharcado, com alguns metros de comprimento onde termina a cachoeira. Havia uma corrente de ar muito forte que me obrigou a me mover rapidamente para sair dali e procurar um casaco. No fundo não havia um único lugar seco e pouquíssimos lugares onde alguém pudesse se proteger da água e do vento. Informei por rádio da minha chegada que Victor começou a descer. Fiquei surpreso ao ver que das duas linhas que havíamos juntado faltavam apenas 3 m, ou seja, o cabo mal chegava.

Uma soma simples me dizia que a cachoeira tinha mais de 400 m, mas era demais para mim e achei que havíamos medido mal os cabos. Nessa época avaliei que a cachoeira Piedra Volada teria uma queda de 340 a 350 m, ou seja, cerca de 100 m a mais que Basaseachi.

De baixo, é melhor ver como a cachoeira se transforma em uma gigantesca fenda em forma de "U". Pela primeira vez, pude vê-lo da costa ao fundo. Na verdade, eu estava em um lugar que nunca foi pisado por humanos. Em sua última parte, a água veio mais como uma névoa violenta do que como um jato; parecia uma grande aurora boreal na forma de uma espiral gigantesca. A cachoeira chega a um pequeno lago e dali ressurge o riacho de Piedra Volada, e saltando entre algumas pequenas cachoeiras avista-se até se perder. Eu sabia que não ia muito longe e que com um salto se juntava ao riacho Cajurichi; no entanto, para continuar de onde eu estava, várias cordas mais e pelo menos alguns mergulhos foram necessários.

Lá de baixo, eu observava a descida de Victor. Quando ele alcançou o nó, ele parou por um tempo; Achei que ele estava tendo problemas para passar, e aparentemente foi porque ele começou a subir de volta.

Em duas horas, ele alcançou a costa novamente. Depois que Victor saiu, comecei a subir. Os primeiros 50 m. Custaram-me muito trabalho pela força com que a água cai; Eu me senti como se estivesse escalando no meio de uma tempestade tropical ou furacão. Terminei este trecho exausto, mas depois foi mais fácil, embora ainda tenha subido mais 150 m com a água por cima. Na metade da subida o céu clareou e o sol iluminou a cachoeira, que brilhava maravilhosamente, e a partir daquele momento fui acompanhado por dois arco-íris totalmente circulares, com aproximadamente 50 m de diâmetro, um dentro do outro. Saí tarde, após três horas de subida.

EPÍLOGO

Poucos dias depois, Víctor mediu o comprimento dos cabos em Ciudad Cuauhtémoc a partir das marcas que havíamos deixado, e foi encontrada a incrível altura de 453 m, algo que superou em muito todas as nossas expectativas. A minha surpresa foi tamanha, como toda a gente, que fui a Cuauhtémoc especialmente para verificar a medição e me deu 459 m. Decidimos fazer a medição mais curta, ou seja, 453 m. Foi uma surpresa muito agradável para nós, pois colocará Piedra Volada entre as primeiras cachoeiras do mundo (embora ainda não se saiba como será considerada por ser intermitente). Quase dobrou Basaseachi em profundidade (número 26 no mundo). Para mim, esta foi provavelmente a maior subida que já fiz: quase meio quilômetro. Anteriormente, o máximo que fazia era o tiro de Sótano del Barro, com queda de 410 m. Eu me pergunto: o que vou encontrar mais tarde neste México desconhecido?

Vídeo: Raramuri, Barranca del Cobre, MX (Pode 2024).