Viagem ao Inferno. Canyoning em Nuevo León e Tamaulipas

O percurso pelo imponente Canyon do Inferno, que une os estados de Nuevo León e Tamaulipas, tem uma extensão aproximada de 60 km entre íngremes e belas paisagens profundas em paredes de até 1 000 m de altura, que não eram perturbado pelo homem em um milhão de anos.

O principal objetivo da expedição era procurar cavernas para explorá-las e pesquisá-las no futuro. O que não sabíamos é que tal objetivo ficaria em segundo plano ao percebermos a dificuldade do caminho, já que sobreviver se tornaria a tarefa mais importante naquele terreno inóspito, em que enfrentaríamos nossos medos e descobriríamos o porquê do nome do Canyon.

Encontramos um grupo de cinco exploradores: Bernhard Köppen e Michael Denneborg (Alemanha), Jonathan Wilson (EUA) e Víctor Chávez e Gustavo Vela (México) em Zaragoza, uma cidade ao sul do estado de Nuevo León. Lá distribuímos o equipamento necessário em cada mochila, que deve ser à prova d'água: “os banhos serão muitos”, disse Bernhard. Por isso, embalamos sacos de dormir, alimentos desidratados, roupas e itens pessoais em bolsas e potes impermeáveis. Com relação à comida, Jonathan, Victor e eu calculamos que tínhamos que carregar suprimentos por sete dias, e os alemães tinham feito isso por 10 dias.

Pela manhã iniciamos a descida, já dentro do canyon, com uma longa caminhada entre saltos e banhos em piscinas de água fria (entre 11 e 12ºC). Em algumas seções, a água nos deixou, escoando abaixo de nossos pés. As mochilas, que pesavam cerca de 30 kg, tornavam a caminhada lenta. Mais adiante chegamos ao primeiro obstáculo vertical: uma queda de 12 m de altura. Depois de colocar as âncoras na parede e colocar a corda, descemos o primeiro tiro. Ao puxar e recuperar a corda, sabíamos que aquele era o ponto sem volta. Daquele momento em diante, a única opção que tínhamos era continuar rio abaixo, já que os altos muros que nos cercavam não permitiriam qualquer saída. A crença de que você tinha que fazer tudo certo foi misturada com a sensação de que algo poderia dar errado.

Ao longo do terceiro dia encontramos algumas entradas de cavernas, mas as que pareciam promissoras e nos encheram de expectativa acabaram a poucos metros de distância, junto com nossas esperanças. Quanto mais descíamos, o calor aumentava e as reservas de água diminuíam, pois a água encanada havia desaparecido desde o dia anterior. "Nesse ritmo, teremos que mijar à tarde", brincou Michael. O que ele não sabia é que seu comentário não estava longe da verdade. À noite, no acampamento, tivemos que beber água de uma poça marrom para matar a sede.

De manhã, algumas horas após o início da caminhada, a emoção atingiu níveis elevados enquanto eu nadava e pulava em piscinas verde-esmeralda. Com tanta água o canyon havia se transformado em uma piscina com infinitas cachoeiras. O problema da falta de água foi resolvido; agora devemos decidir onde acampar, já que praticamente todo o cânion estava coberto de pedras, galhos ou água. À noite, assim que o acampamento foi montado, conversamos sobre a quantidade de pedras quebradas que encontramos ao longo do caminho, devido a deslizamentos de centenas de metros acima. "É assombroso!" –Comentou–, “usar capacete não é garantia de não ser cruzado por um deles”.

Vendo o pouco progresso que havíamos feito e considerando que poderia demorar mais do que o planejado, decidimos começar a racionar os alimentos.

No quinto dia, após o meio-dia, quando pulou em uma piscina em cascata, Bernhard não percebeu que havia uma pedra perto da superfície no fundo e ao cair machucou o tornozelo. A princípio pensamos que não era grave, mas 200 metros à frente tivemos que parar, pois não dava para dar mais um passo. Embora ninguém tenha dito nada, os olhares de preocupação e incerteza revelaram nossos medos, e a pergunta que passou por nossas cabeças foi: o que vai acontecer se ele não puder mais andar? De manhã, os medicamentos já haviam feito efeito e o tornozelo havia melhorado surpreendentemente. Embora tenhamos começado a marcha lentamente, durante o dia ela avançou bastante graças ao fato de não ter havido mais rapel. Havíamos chegado à parte horizontal do cânion e decidimos abandonar o que não precisaríamos mais: cordas e âncoras, entre outras coisas. A fome estava começando a aparecer. Para o jantar naquela noite, os alemães compartilharam sua comida.

Após longos banhos e uma árdua caminhada por belas paisagens, chegamos à junção do cânion com o rio Purificación. Desta forma, a etapa de 60 km estava concluída e só nos restava caminhar até a cidade mais próxima.

O último esforço que fizemos foi no rio Purificación. No início caminhando e nadando; no entanto, o fluxo de água filtrou-se mais uma vez pelas pedras, tornando os últimos 25 km um tanto abrasadores, pois fazia 28 ° C à sombra. Com a boca seca, pés machucados e ombros raspados, chegamos à cidade de Los Angeles, cuja atmosfera era tão mágica e pacífica que parecia que estávamos no paraíso.

Ao final da incrível jornada de mais de 80 km em oito dias, uma sensação estranha tomou conta de nós. A alegria de ter alcançado o objetivo: sobreviver. E apesar de não encontrar cavernas, a viagem ao Hell's Canyon por si só valeu a pena, deixando a inquietação de continuar a busca por lugares inexplorados neste fantástico país.

SE VOCÊ IR PARA ZARAGOZA

Saindo da cidade de Matehuala, siga 52 km a leste em direção a Doctor Arroyo. Ao chegar à rodovia estadual no. 88 continue para o norte em direção a La Escondida; de lá tome o desvio para Zaragoza. Não se esqueça de colocar tração nas quatro rodas em seu caminhão para subir na serra; quatro horas depois, você chegará à fazenda La Encantada. Devido à sua dificuldade, é imprescindível trazer pessoal especializado para conhecer o Hell Canyon.

Vídeo: CORRIDO DE TAMAULIPAS. KAN-TOR. ALDAMA TAMAULIPAS MÉXICO. AUTOR JORGE CRUZ BRICEÑO (Pode 2024).