Abrindo caminho no Canyon Esmeralda, Nuevo León

Localizado na zona centro-oeste do estado de Nuevo León, adjacente a Coahuila, o Parque Nacional Cumbres de Monterrey foi declarado área protegida por decreto presidencial em 24 de novembro de 1939; Seus 246.500 hectares o tornam o maior do México.

O nome de Cumbres deve-se às esplêndidas formações montanhosas da Sierra Madre Oriental nesta região, que abrigam exuberantes florestas de carvalhos e uma variada flora e fauna; É uma área quente no verão, mas com frequentes nevadas durante o inverno. Pelas suas características topográficas e biológicas, é um local ideal para alpinismo, camping, espeleologia, observação de pássaros e estudos dos recursos naturais.

Um dos percursos mais recentes é o longo Cânion La Esmeralda, que, em comparação com outros, exige uma excelente condição física do explorador, pois ao contrário dos de Matacanes e Hidrofobia corre na época da seca, pelo que é possível imagine o calor intenso, outro fator de peso para enfrentar a jornada. Dadas essas características, estima-se que um grupo médio de caminhantes levará cerca de 12 horas para sair do cânion.

É curioso como ao longo de um bom trecho da rota são encontrados enferrujados consertados por uma expedição pioneira há dez anos. Acredita-se que esse grupo tenha entrado e saído do cânion por outro caminho, uma vez que as evidências de sua passagem vão desaparecendo à medida que o caminho avança.

A JORNADA DE EXPLORAÇÃO

Abrir uma nova rota tem suas complicações e La Esmeralda não foi exceção. Na primeira descida, o guia profissional Mauricio Garza e sua equipe passaram por momentos difíceis dentro do cânion. -Você não sabe o que esperar, você nunca esteve lá ..., ele comentou enquanto preparava seu equipamento, se as cordas não chegam, você está com problemas e não tem volta, ele concluiu assim que as embalou.

A nossa seria a segunda expedição de reconhecimento e, segundo Mauricio, menos problemática que a anterior. Então, eu estava prestes a perguntar a ele - Você tem certeza de que tem “todos” os medidores de corda?

Logo após o início da marcha, o clima mudou repentinamente. Uma garoa leve, explicam os guias, pode alterar drasticamente as condições da descida, principalmente por se tratar de uma área com muita neblina, onde a visibilidade é muito limitada quando chove.

Eles narraram como na viagem inicial, totalmente encharcados, avançavam devagar pelas fendas do canyon- -Às vezes não víamos nada, era como andar às cegas, então jogávamos pedras para calcular a altura do rapel, embora fosse impossível saber onde terminava o rapel precipício.

Doze horas depois, os guias perderam a esperança de encontrar o caminho de saída antes do anoitecer; Sem muitas opções para decidir, eles começaram a construir um bom abrigo entre as pedras para se proteger do frio da montanha.

Devido à escuridão não viram que iam deixar o canyon, mas ao amanhecer os inúmeros obstáculos daquela descida terminaram. Algumas horas depois, eles ligaram para seus parentes para avisá-los de que todos estavam bem.

Gustavo Casas, outro guia experiente, explicou que para fazer a primeira viagem exploratória é preciso muito mais do que uma boa equipe, pois em situações como essa, em que muitas coisas podem não sair como planejadas, cem por cento depende da experiência de cada um dos membros da equipe.

ANDANDO NA ESMERALDA

A viagem começou com uma longa e íngreme subida de uma hora e meia partindo da zona rural de Jonuco para chegar ao topo de Puerto de Oyameles, onde finalmente começa o caminho que desce até a foz do canyon. Esta primeira seção é implacável e somente quem está em excelente condição física a supera sem contratempos.

A descida pode parecer mais fácil, mas descer por este caminho também oferece algumas dificuldades. O percurso serpenteia pela densa vegetação rasteira da floresta e encontra no caminho algumas bifurcações na ravina principal, para que quem não conhece bem o local pode acabar perdido nas montanhas. Depois de desviar de milhares de galhos, pedras e troncos caídos, chega-se ao primeiro rapel, conhecido como La Cascadita, e embora tenha apenas cinco metros de altura, depois de chegar ao fundo não há como voltar. Quem chega aqui tem a única opção de superar todos os obstáculos do Canyon La Esmeralda.

Vinte minutos depois, aparece La Noria, um segundo rapel de dez metros que nos engole como uma grande cobra nas profundezas da terra.

Ironicamente, a próxima descida, de 20m, tem o apelido de "Quero voltar", pois de acordo com os guias, a esta altura a maioria dos caminhantes se pergunta o que estão fazendo ali.

Superado o primeiro momento de crise, a jornada continua com uma caminhada de 40 minutos até o próximo rapel, onde não há tempo nem para arrependimentos, pois estamos diante de uma queda assustadora de 50 m, no segundo “momento oficial” de crise coletiva . Após um breve descanso, o percurso continua por um desfiladeiro que desce até uma série de rapéis de altura média entre 10 e 15 m, denominados Expansor e La Grieta, que precedem outra complicada série de quedas.

O “Triplo V com curva” é uma descida em ângulo que requer muita força para neutralizar o atrito das cordas contra a rocha do canto, caso contrário, pode-se ficar preso a mais de 30 m da base. A queda total é de 45 m, mas apenas os primeiros 15 m oferecem queda livre, pois aí a rocha gira abruptamente para a esquerda, oferecendo grande resistência ao movimento da corda.

Outra caminhada de 40 minutos leva à primeira das duas plaquetas da trilha. A primeira, de quatro metros, oferece poucas complicações, mas a segunda, de mais de 20 m, é sem dúvida a descida mais intimidante do percurso, embora para chegar a ela ainda haja mais três descidas a serem feitas, El Charco, de 15 m , Del Buzo, 30 me La Palma, 10 m de altura.

As plaquetas são formadas por um gotejamento sem fim, como acontece com as estalactites e estalagmites nas cavernas. A sua formação é cilíndrica, pelo que a descida é semelhante à de uma árvore, embora muito mais espectacular.

Descer nessas plaquetas exige muita concentração, pois se você suportar totalmente o seu peso pode causar o desprendimento dessa delicada formação rochosa, que pode danificar a corda ou ferir um colega que está esperando embaixo.

Depois de superar essa descida assustadora - devo admitir que essa plaqueta realmente me fez sentir vertigem - continuamos em direção à parte mais profunda do canyon para fechar com os dois últimos rapéis, La Palmita 2, de cinco metros, e Ya não mais de 50 m, embora depois de descer este último haja ainda outro rapel de 70 m, que por vários motivos ainda não foi confirmado para o percurso.

Esta falésia será opcional para grupos que mantenham um bom ritmo ao longo do percurso, o que lhes permitirá chegar em boa altura para descer com cordas, caso contrário serão obrigados a percorrer o caminho que conduz ao fim do canyon.

Depois de avaliar todos os riscos e dificuldades que enfrentaram na primeira descida por La Esmeralda, Mauricio Garza tem a certeza de que este cânion se tornará em breve uma rota muito procurada pelos aventureiros mais ousados ​​do país.

Vídeo: How to find HM03 Surf in Pokemon Emerald (Pode 2024).