Através das direções Tepuxtepec (Michoacán)

Foi assim que uma manhã, viajando de Querétaro a Morelia, fizemos um desvio pela estrada que vai de San Juan del Río a Acámbaro, passando por Amealco. A ideia tornou-se tão atraente que decidimos investigar: o que foi descoberto estava além da imaginação.

Epitacio Huerta é uma pequena cidade relativamente moderna, mas sem muito interesse, exceto por sua invejável localização no topo de uma falésia, de onde se avista a enorme barragem de Tepuxtepec. Descendo ao vale, uma torre enigmática ergue-se sozinha entre um milharal que segundo os camponeses pertencia à fazenda de San Carlos; agora é apenas uma parte decorativa do ejido Los Dolores, no que é conhecido como Bordo de San Carlos.

Nos arredores existem outras fazendas, como a de São Miguel -abitada- e outra em ruínas perto da barragem da barragem, da qual ninguém sabia o nome. A cidade de Tepuxtepec é de arquitetura mais recente; Fundada em 1927, cresceu graças aos trabalhadores que construíram a barragem e a hidrelétrica. Como ponto de interesse, está o Cerrito del Calvario, chamado Tepeyac, com seis cruzes permanentes que são usadas para encenar a crucificação durante a Semana Santa.

UMA COMBINAÇÃO INCOMUM

Mas aí vem o valor desse roteiro: a dois quilômetros da cidade fica a Usina Hidrelétrica Lerma, e se não fosse pelas conversas com os moradores, nunca teríamos descoberto um lugar que abriga uma combinação inusitada de tecnologia e belezas naturais.

Quando perguntamos ao vigia sobre El Salto, ele disse que poderíamos entrar por um lado e caminhar pela aldeia até encontrarmos a cachoeira.

Passear por este “lugar proibido” foi uma grande surpresa, pois lembra uma cidade fantasma moderna, com robustas casas de pedra da década de 1950, mas com uma imagem de abandono - vidros quebrados, portas quebradas e aspecto triste -, embora os jardins permaneçam colorido graças à umidade e ao bom tempo, tudo aninhado em um pinhal.

Perto do rio está a piscina conhecida como El Club; Continuamos descendo até chegar ao topo da cachoeira. Do lado direito, entre a densa vegetação, descobrimos um caminho que desce, até à própria queda, que ao longo do tempo se formou numa atraente piscina pouco visitada, onde demos um mergulho inevitável.

Pelas casas esquecidas chegamos a uma clínica aberta, onde o médico e duas enfermeiras nos contaram sobre o local e a causa de seu abandono. Acontece que no final dos anos 40 a Compañía de Luz y Fuerza construiu uma colônia para os trabalhadores da hidrelétrica - localizada mais abaixo e alimentada pela barragem e pelo rio Lerma-, que habitavam o local, que em seu melhor período tinha mais de 200 habitantes entre engenheiros, técnicos e talentos, além de visitantes de outras usinas hidrelétricas, como a Necaxa. Mas a colônia começou a ser abandonada no início dos anos 1980, quando as pessoas conseguiram obter empréstimos e preferiram comprar um terreno para construir sua casa em Tepuxtepec. Hoje, poucas famílias vivem nessa floresta de coníferas.

Nossos informantes nos convidaram para o mirante e até explicaram como descer até a usina geradora de luz. Do ponto de vista percebemos que até aquele momento não tínhamos visto nada ainda! A ravina que pensamos ter visto da estrada nada mais é do que uma impressionante ravina que corta dois trechos de terra. Descendo o rio Lerma e ao norte está localizada a usina leve, que se destaca naquele lugar por suas construções metálicas e enormes canos.

Do mirante principal você pode ver que havia um menor de onde você pode ver uma cachoeira maior do que aquela em que tomamos banho. Para chegar lá, é preciso voltar à primeira cachoeira e seguir o caminho rio abaixo até encontrar esta outra, verdadeiramente deslumbrante. Mais abaixo o rio está encurralado, mas nesse ponto você pode cruzar para o outro lado da ravina e admirar a cachoeira em seu esplendor máximo; Também de lá -uma pequena planície- pode-se apreciar o cânion e a hidrelétrica.

Para descer ao piso claro, é necessário voltar ao primeiro miradouro e continuar até a escada que desce cerca de cem degraus de concreto entre o cano laranja brilhante - para o topo continua em azul e depois amarelo - e um pequeno trilho de trem . Depois de descer, é possível avistar parte da hidrelétrica e ver os geradores se for obtida a permissão e a visita guiada. Este mundo de tecnologia é verdadeiramente fascinante!

O que foi descrito até agora foi o resultado da primeira visita a esses locais. Devo acrescentar que hoje não é mais possível entrar na hidrelétrica ou descer para as usinas geradoras. A população local está insatisfeita, pois todos a consideram um patrimônio, embora entendam a segurança de sua fonte de trabalho como fundamental. Talvez um dia a entrada seja permitida novamente e com ela seja possível visitar as maravilhas naturais e tecnológicas que este esconderijo protege.

SE VOCÊ VAI PARA ...

Vindo da rodovia Atlacomulco-Maravatío, corte à direita um pouco antes do pedágio para subir a ponte e seguir pela estrada que leva a Tepuxtepec por sete km. vem de Querétaro ou Acámbaro, siga as instruções detalhadas no início deste trabalho.

Todos os serviços podem ser encontrados em Atlacomulco, Maravatío, Acámbaro, Celaya ou Morelia, as cidades mais próximas.